Pronunciamento

LUNELLI - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/02/2024
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - (Passa a ler.)
"Prezados deputadas e deputados. A sessão de hoje é ainda mais especial. Por uma indicação minha, a Assembleia Legislativa presta homenagem a um verdadeiro sobrevivente, o Neto, ex-jogador da Chapecoense.
Um homem de muita fé, que sabe o valor da família, da superação e da resiliência. Um homem que foi salvo por Deus de uma tragédia que chocou a todos. Essa homenagem é também às vítimas fatais deste triste acidente e aos outros sobreviventes.
A madrugada do dia 29 de novembro de 2016, ficará marcada para sempre na história do futebol mundial. Na data, o voo que partiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e levaria a delegação da Chapecoense para o Aeroporto Internacional José María Córdova, na Colômbia, caiu nas montanhas, enquanto fazia o procedimento de aproximação.
Ao todo, 71 pessoas perderam a vida, entre atletas, comissão técnica, jornalistas, diretores e comissários de bordo e, apenas, seis pessoas sobreviveram, entre elas o nosso homenageado: Hélio Hermito Zampier Neto, o Neto, que está aqui conosco hoje.
Solicita à assessoria que exiba no telão um vídeo para recordar um pouco mais do que aconteceu.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Realmente impressionante. Um verdadeiro milagre.
Neto nasceu em 16 de agosto de 1985, no Rio de Janeiro. Teve uma carreira no futebol marcada por determinação e talento. Iniciou sua jornada profissional no Francisco Beltrão, em 2006, passando por clubes como Paraná, Vasco da Gama, Cianorte, Guarani e Metropolitano. Destacou-se no Guarani durante a campanha do vice-campeonato no Paulistão de 2012, chamando a atenção de grandes clubes como Santos e Internacional.
Em 2015, teve a oportunidade de vestir a camisa da Chapecoense, onde teve momentos de brilhantismo, como na goleada de 5x1 contra o Palmeiras e na vitória por 1x0 contra o Vasco da Gama, com um golaço de bicicleta. No ano seguinte, Neto foi um dos líderes da campanha brilhante da Chapecoense na Copa Sul-Americana, orgulhando a todos nós, catarinenses. Entretanto, a história de superação de Neto ganhou ainda mais destaque após o trágico acidente aéreo que vitimou grande parte da sua equipe.
Apesar das adversidades e de toda a tristeza, Neto demonstrou uma força de vontade exemplar para se recuperar, seguir a sua vida e cuidar da sua família. A sua determinação e coragem são exemplos de superação para todos nós.
Hoje, Neto também compartilha sua história como palestrante, inspirando pessoas a enfrentarem os desafios da vida e a superarem as dificuldades com persistência, esperança e fé. E é por isso, que, com grande honra, a Assembleia Legislativa entrega hoje a Moção de Reconhecimento a você, Neto, reconhecendo suas conquistas, sua resiliência e sua capacidade de ser um exemplo de superação para todos nós.
Obrigado por estar aqui dividindo sua história conosco." [Taquígrafa: Sílvia]