Pronunciamento

LUNELLI - 024ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 18/10/2023
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - Lamenta ao afirmar que a UFSC está sendo tomada por usuários de drogas e está cada vez menos segura para quem realmente quer estudar ou ensinar. Comenta que o ambiente possui médicos, professores, engenheiros, advogados e muitos outros futuros profissionais que estão convivendo em um ambiente onde o uso de droga parece uma coisa normal. Acrescenta que a UFSC deveria nutrir sonhos de futuro para estes jovens, mas está se tornando um palco de zumbis, jovens sem brilho nos olhos, que buscam uma fuga nas drogas, se tornam dependentes, às vezes traficantes criminosos, e que serão adultos perdidos, sem um horizonte melhor e sem vontade de fazer a diferença, podendo se tornar vítimas de uma tragédia maior.
Questiona que a Universidade Pública, paga com dinheiro do contribuinte, deveria ser o espaço para construção de um futuro melhor, um espaço de inovação, um espaço de saúde, um espaço de orgulho, mas infelizmente vem se tornando um lugar onde as autoridades se omitem e permitem furtos, roubos, uso e tráfico de drogas.
Comenta que um ambiente assim atrai a marginalidade, e cita como exemplo, ocorrido no início do atual mês, o caso de sequestro-relâmpago de um aluno, enquanto ele saía do campus da Trindade, além de diversos relatos de escuridão e crimes contra os alunos e também contra o patrimônio da universidade. Deixa claro que isso é inaceitável para qualquer instituição de ensino. Um lugar de aprendizado, além de ter os melhores e mais preparados professores e equipamentos, deve ser seguro, acolhedor, de respeito e disciplina, iluminação adequada, monitoramento, ambiente limpo e agradável.
Informa que apresentou um pedido de informações ao Reitor, senhor Irineu Manoel de Souza, cobrando explicações sobre as medidas de segurança e vigilância que são adotadas dentro da Universidade. [Taquigrafia: Northon]