Pronunciamento

LUNELLI - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/08/2023
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - Ressalta o apoio desta Casa para aprovar uma moção de apelo, solicitando a revogação do decreto assinado pelo Presidente Lula, que inviabiliza os clubes de tiro esportivo, desrespeita a tradição de regiões do Estado e também tira o direito do cidadão brasileiro se defender. Salienta que uma sociedade com número maior de cidadãos de bem, armados legalmente, representa um risco para os criminosos.
Menciona o grande número de atletas do tiro esportivo, um esporte olímpico, aqui no Estado, que ficarão sem poder treinar para as competições, muitos deles poderão desistir de praticar. Afirma haver também uma ameaça de desrespeito à tradição das sociedades de tiro existentes em regiões do Estado.
Fala da inclusão de novas armas com o calibre restrito, como o calibre 38, deixando os profissionais que as usam, em suas atividades, em uma situação complicada. Declara-se contra o decreto e a favor da cultura, do esporte e das tradições.
Deputado Emerson Stein (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema e esclarece que essa ação deixa mais pessoas desempregadas, e que clubes de tiro já estão fechando suas portas. [Taquígrafa: Eliana]