Pronunciamento

LUNELLI - 089ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/09/2023
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - Inicia seu pronunciamento, informando aos colegas que tramita na Alesc uma indicação de sua autoria, e pede o apoio para aprovação e posterior acompanhamento, onde está solicitando ao governo do Estado a regulamentação da economia circular nos processos produtivos das indústrias, como forma de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da reciclagem no Estado de Santa Catarina.
Explica que a economia circular associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Fundamenta que, hoje, ela é uma das principais tendências na busca da sustentabilidade e do nosso relacionamento com o planeta.
Salienta que esse novo conceito de economia tem como princípio a reutilização de materiais, ao invés de seguir o fluxo tradicional, de extrair, produzir, utilizar e descartar. Na prática, com a economia circular, a indústria produz, a sociedade utiliza o produto e, depois, descarta em pontos de coleta seletiva, onde esses materiais serão reaproveitados. Com isso, o material que antes era lixo, passa a ser recurso e será transformado em novo produto.
Frisa que Santa Catarina já conta com uma importante estrutura de indústrias de reciclagem, gerando mais de 50 mil empregos, e as novas tendências acarretarão, sem dúvida, no aumento do setor, na geração de renda e oportunidades.
Comenta também a respeito do Projeto de lei 365/2023, de sua autoria, que institui a Rota Turística "Caminhos da Erva-Mate".
Afirma que esta rota envolve os municípios produtores de erva-mate, pertencentes à região do Planalto Norte do Estado de Santa Catarina. Essa região se destaca pelos seus atrativos e características naturais, históricas e culturais. E a oficialização da Rota Turística vai ajudar a potencializar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Justifica que, desta forma, será possível promover e divulgar toda a cadeia produtiva da erva-mate. Propagar as atrações e os pontos turísticos. Fomentar a abertura de negócios destinados ao turismo na região e ao mesmo tempo preservar a identidade cultural e histórica dessas cidades e dos produtores catarinenses.
Por fim, parabeniza a empresa WEG, de Jaraguá do Sul, que nesta semana anunciou a compra da operação de motores elétricos industriais e geradores da empresa norte-americana Regal Rexnord por 400 milhões de dólares, cerca de dois bilhões de reais, e que gerará aproximadamente 2,8 mil empregos. Destaca que tal feito é a maior aquisição já feita pela WEG e dá sequência a uma história brilhante de empreendedorismo, trabalho, inovação e gestão de resultado. [Taquigrafia: Yasmim]