Pronunciamento

Ana Paula Lima - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/05/2009
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. presidente, primeiramente, gostaria de agradecer a presença e também de cumprimentar o jovem Ivo Rene Wesphal e também o presidente do Movimento Cisne Negro, de Blumenau, dois jovens guerreiros sempre na defesa dos movimentos sociais do cidadão catarinense.
Sr. presidente, quero saudar também quem nos acompanha pela TVAL e os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
O que me traz a esta tribuna, nesta tarde, para o povo catarinense entender, é para falar de uma instituição que é orgulho para os brasileiros, mas que, infelizmente, tem gente querendo denegrir a imagem dessa empresa tão valorosa para nós, que é a nossa Petrobras.
(Passa a ler.)
"Parar a Petrobras é parar o Brasil. Este é o lema da mobilização nacional, liderada pela Federação Única dos Petroleiros, pela Central Única dos Trabalhadores, União Nacional dos Estudantes, Movimento dos Sem Terra, Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro e outras entidades que assinam esse manifesto. E em nota para o povo brasileiro afirmam: 'De forma irresponsável, o PSDB - mesmo partido que durante oito anos tentou sucatear e privatizar a Petrobras, propondo inclusive, mudar o nome da empresa..."
(Procede-se à exibição de vídeo.)
E podemos ver no telão a foto, na época, do presidente da Petrobras, o sr. Henri Reichstul, que já apresentava outra logomarca chamada PetroBrax. Era isto que queria Fernando Henrique Cardoso, quando era presidente do Brasil.
(Continua lendo.)
Como eu dizia, "de forma irresponsável, o PSDB - mesmo partido que durante oito ano tentou sucatear e privatizar a Petrobras, propondo, inclusive, mudar o nome da empresa para PetroBrax - quer inviabilizar alguns dos maiores investimentos do nosso país, através de uma CPI duvidosa que tem o claro intuito de desestabilizar a principal ferramenta do Brasil de combate à crise mundial.
Os tucanos querem paralisar a Petrobras, desconstruindo a sua imagem de empresa sólida para retardar o máximo possível a exploração de uma coisa que o presidente operário da República teve a capacidade de descobrir, que foi o nosso pré-sal. Por trás da CPI proposta pelo PSDB, está também a intenção da Oposição de dificultar ou impedir mudanças na nossa legislação do setor do petróleo, beneficiando, sim, as multinacionais com as atuais regras."
É isso que os tucanos, o PSDB, querem fazer com a nossa empresa que é exemplo para o mundo, criar uma CPI para desestabilizá-la.
Como parlamentar, concordo inteiramente com a nota da Federação dos Petroleiros. Eu também concordo que, por trás da CPI tucana, o sonho deles seja voltar ao poder, ao comando do nosso país e terminar o serviço que começaram, deputado Reno Caramori, com a privatização dos patrimônios nacionais, por exemplo, da Vale do Rio Doce, da telefonia. E se ficassem mais um pouquinho no poder eram capazes de privatizar, como já mostrei na foto do sr. Henri Reichstul, presidente da Petrobras à época, querendo privatizar a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.
Os tucanos querem impedir que o governo do presidente Lula mude o marco regulatório do petróleo que garantirá que as riquezas do pré-sal sejam usadas em benefício da educação e da justiça social do povo brasileiro."
Nessa outra imagem que vemos, aparece também o lema: "Parar a Petrobras é parar o Brasil", e há duas comparações. Na primeira fotografia está o presidente Lula, o presidente da Petrobras, sr. Sérgio Gabrielli, e a ministra Casa Civil, sra. Dilma Rousseff, inaugurando a P-51, em 2008, com tecnologia brasileira, graças a Deus.
Na segunda foto, em comparação, está o governador de São Paulo, José Serra, à época do governo de Fernando Henrique Cardoso, fazendo as privatizações.
Logo abaixo aparece a nossa marca BR Petrobras e do lado a marca de acordo com o sr. Henri Reichstul, presidente da Petrobras à época do governo de Fernando Henrique Cardoso, pois estavam querendo mudar a marca da empresa, que é orgulho para os brasileiros.
Temos também outra fotografia com o presidente Lula, com a ministra Dilma Rousseff, em inauguração, no dia 1º de maio deste ano, na primeira extração do pré-sal, e ali aparece também o slogan que diz que "A Petrobras é orgulho do povo brasileiro." E a foto ao lado é da época do governo Fernando Henrique Cardoso, da P-36, que afundou em março de 2001.
Dessa forma, srs. parlamentares, eu quero mostrar a diferença que existe entre o governo do presidente Lula e o governo do Fernando Henrique Cardoso. A Petrobras fez muita coisa boa e acho que estamos aqui numa campanha para defender essa empresa, que é orgulho para todo o povo brasileiro.
(Continua lendo.)
"Os tucanos, srs. parlamentares, querem impedir que o governo do presidente Lula mude o marco regulatório. O PSDB também tem um projeto diferente para o Brasil. Querem implantar no Brasil, justamente, o que levou os Estados Unidos, deputado Jean Kuhlmann, a União Europeia e o Japão à maior crise mundial."
Quando o presidente Lula fala em marolinha, é marolinha, sim. Vejam como o nosso povo está sendo atendido nos Estados Unidos; vejam como está sendo atendido o povo brasileiro que está na Europa. Está morando em abrigos, embaixo de pontes e sendo mandando embora. Vejam como o nosso povo está morando no Japão. E agora, vejam, srs. deputados, como o povo brasileiro acolhe bem os estrangeiros. É por isso que é marolinha, sim.
O PSDB defende o estado mínimo, e defendeu várias empresas estatais. Querem voltar para privatizar o resto. Não, srs. deputados, isso não pode acontecer.
Hoje, se o PSDB governasse o Brasil no lugar do Lula, nós não teríamos mais a Petrobras, o Banco do Brasil, o BNDS, os Correios, e justamente essas empresas vão sustentar o país durante essa crise mundial.
Se os tucanos governassem o Brasil, certamente estaríamos agora mendigando de joelhos empréstimos ao FMI e ao Banco Mundial, porque o governo de Fernando Henrique Cardoso deixou uma conta enorme, e o nosso operário, presidente Lula, pagou a conta do seu governo e dos outros governos que afundaram o país numa crise sem igual.
Por isso, srs. deputados, os tucanos governaram, mas estavam realmente de joelhos pedindo empréstimos para o FMI, para o banco mundial. Mas, graças a Deus, felizmente, estamos livres desse mal.
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - V.Exa. nos concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - Eu queira apenas, para constar no seu discurso, citar a entrevista que saiu, hoje, no jornal Valor, de Chico de Oliveira, petista de alto coturno e professor da USP. Diz o seguinte:
(Passa a ler.)
"O governo de Lula, concretamente, não demonstrou nenhum avanço social no plano dos direitos. Do ponto de vista da condução econômica é uma administração medíocre, que pensou que se salvaria da crise global e percebe-se que não tem nenhum domínio da situação. Economicamente o governo Lula é um barco à deriva, que se as ondas forem boas chega a um bom porto, e, caso contrário, não." [sic]
Isso é apenas um comentário de um não tucano.
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Agradeço o seu aparte e quero dizer que o presidente Lula está sendo avaliado muito bem pelo povo brasileiro, que há pouco saiu da linha da miséria e da pobreza e agora está tendo acesso pelo menos aos bens de consumo.
Mas a minha intenção, hoje, aqui, é pedir para o povo catarinense que assine o abaixo assinado. O povo catarinense precisa, por exemplo, entrar no site da Federação Única dos Petroleiros, no www.presal.org.br, para dizer que a Petrobras é nossa, que o pré-sal é nosso, que o povo brasileiro tem orgulho dessa empresa, que está sendo muito bem administrada pelo sr. Sérgio Gabrieli...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)