Pronunciamento

Ana Paula Lima - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/06/2010
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sra. presidente, deputada Ada De Luca, quero cumprimentar os nossos parlamentares, o deputado Jailson Lima, também os telespectadores que nos acompanham pela TVAL e os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Gostaria de agradecer as faixas que foram depositadas nesta Casa, sra. presidente, agradecendo aos deputados pela aprovação, na semana passada, da MPV n. 0170 com a emenda do deputado Jorginho Mello. Esperamos que o governador não vete, e se vetar nós teremos mais algum trabalho. E a nossa orientação para os funcionários públicos é que mantenham a sua unidade e que possam continuar até o fim dessa luta.
Gostaria de parabenizar o deputado Lício Mauro da Silveira por trazer esse tema a este Parlamento e pela sua preocupação com o aumento compulsivo da drogadição no estado de Santa Catarina, principalmente relacionada ao crack.
Deputado Lício Mauro da Silveira, ouvimos vários depoimentos nesse filme que v.exa. exibiu e, realmente, o dependente do crack perde tudo na vida: a dignidade, a família e o amor próprio.
Mas eu vou dizer uma coisa a v.exa.: precisamos ter no estado de Santa Catarina um local para a desintoxicação dos dependentes químicos, porque 80% dos presidiários de Santa Catarina são dependentes químicos e não precisavam estar lá nos presídios, mas, sim, em clínicas de desintoxicação.
E o desespero das mães e dos pais é onde internar, como internar, como abordar. E sabemos também que, se não houver apoio da família e da sociedade, o consumo vai crescer cada vez mais. Inclusive, o deputado Dieter Janssen estará fazendo uma audiência pública no município de Jaraguá do Sul, no próximo dia 14, para debatermos naquela comunidade também o número alarmante de pessoas que estão utilizando drogas.
Também quero dizer a todos os deputados desta Casa que um projeto de nossa autoria, que está com o deputado Elizeu Mattos desde o ano passado, disponibiliza um percentual do Fundo Social para poder repartir entre as comunidades terapêuticas um dinheiro para manter leitos para a desintoxicação dos dependentes químicos. E o deputado Elizeu Mattos precisa urgentemente relatar esse projeto.
O que me traz à tribuna também, sra. presidente, é que no dia 28 de maio, na semana passada, a Abludef - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos -, comemorou 22 anos de existência naquele município. A Abludef, que é presidida pela sra. Maria Helena Maba, hoje, desenvolve ações oportunizando o desenvolvimento da autonomia, da reabilitação e da inclusão social de 1.840 filiados residentes na cidade de Blumenau e também na nossa região.
Também gostaria de dizer que está nesta Casa um projeto de nossa autoria, de n. 0453, que disponibiliza a obrigatoriedade de instalação de provadores para pessoas deficientes no comércio de Santa Catarina. O projeto encontra-se na comissão de Constituição e Justiça e esperamos que seja aprovado o mais rapidamente possível e também sancionado pelo governador do estado.
Então, quero saudar toda a diretoria da Abludef e os associados que diariamente contribuem para melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras e deficiência física. E essa associação, que completou 22 anos no dia 28 de maio, merece, sim, o nosso reconhecimento e os nossos aplausos pelo trabalho exercido.
(Passa a ler.)
"Trago também outro tema a esta tribuna, sra. presidente. É com muito pesar que registro o falecimento desse grande catarinense e desse grande blumenauense, que foi o sr. Ingo Greuel, um ícone na área da informática no estado de Santa Catarina, um visionário, como costumávamos dizer em Blumenau. Ele deixa uma lacuna imensa nos corações daqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver, de conhecer um homem arrojado, um homem inovador, um homem visionário e que cuja alegria e descontração eram contagiantes.
Aprendi a admirá-lo, foi nosso amigo, amigo da nossa família e amigo de milhares e milhares de blumenauenses e catarinenses.
Lamentavelmente, Blumenau despediu-se, na última quinta-feira, de Ingo Greuel, esse homem extraordinário, cujo legado está propagado pelo seu filho Marcos, carinhosamente conhecido como 'Marquinhos', que tem a missão de manter vivo o sonho do pai que na década de 70, srs. deputados e sras. deputadas, ousou, inovou e trouxe a informática para as empresas e para todos os lares catarinenses.
Fundador da empresa Cetil - Sistemas de Informática -, Ingo Greuel deixou a rotina de bancário para alçar vôo na criação de programas de informática com ênfase ao ramo têxtil, abrindo as portas para as novas tecnologias e vencendo os prognósticos negativos dos incrédulos. Isso lá em 1970!
Ingo era um apaixonado pela tecnologia, mas também por animais, principalmente por cavalos. Além de criador desses animais, foi um idealizador da Festa do Cavalo, em 1983, bem como também dividiu sua alegria reunindo os amigos na fundação do Centro de Tradições Gaúchas, o CTG Fogo de Chão, na cidade de Blumenau.
Por esta razão, sra. presidente e srs. deputados, o nosso estado, embora enlutado com a perda desse ilustre catarinense, orgulha-se por ter tido o privilégio de tê-lo por mais de sete décadas e de ver tornar-se realidade o sonho de um homem cuja ousadia, otimismo e perseverança fizeram a diferença em Blumenau e também no estado de Santa Catarina."
É com pesar, sra. presidente, que anuncio essa perda irreparável para a cidade de Blumenau e para o estado de Santa Catarina, que é o falecimento de Ingo Greuel.
Era isso, sra. presidente, o que tinha a relatar no dia de hoje.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)