Pronunciamento

Ana Paula Lima - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2007
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. presidente, sra. deputada e srs. deputados, primeiramente eu gostaria de cumprimentar e agradecer a visita a esta Casa dos alunos da Escola Básica Municipal Lauro Müller, da cidade de Blumenau, do bairro Badenfurt, que vieram visitar a capital do estado de Santa Catarina e também o Parlamento catarinense, onde tenho a honra de representar a nossa cidade.
Também quero agradecer ao diretor, professor Francisco de Oliveira Filho, às professoras Célia Regina, Maria do Carmo e Carla dos Santos. São alunos da 4ª série, e tenho certeza de que irão aprender muito com a visita e com as outras atividades de que irão participar durante o dia de hoje na capital catarinense. Sejam muito bem-vindos a esta Casa de Leis.
Srs. parlamentares, falando ainda da região do Vale do Itajaí, eu tenho a honra de representar esta Casa Legislativa no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu e participei da última reunião acontecida na cidade do Rio do Sul, onde tratamos do projeto da concessão do uso da água. Houve um grande debate com a participação de prefeitos, vereadores, agricultores, da sociedade civil organizada e tenho certeza de que é um dos comitês mais bem organizados do estado de Santa Catarina.
Nesse comitê também existe um projeto que se chama Piava, que recebeu o Prêmio Brasil Ambiental, que foi renovado novamente pela Petrobras.
(Passa a ler.)
"O prêmio foi concedido pela Câmara de Comércio Americana às empresas brasileiras que contribuem a favor do meio ambiente com projetos de preservação e práticas socialmente responsáveis.
A entrega do prêmio, sra. deputada e srs. parlamentares, ocorreu na última segunda-feira e a Petrobras foi a única empresa brasileira a vencer em duas categorias, com os projetos Educando sobre as Águas - categoria Educação Ambiental - e, pasmem, Piava, da cidade de Blumenau e de outros municípios do Médio Vale do Itajaí - categoria Gestão da Água.
O Projeto Piava, que é coordenado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, envolve os 50 municípios do Vale do Itajaí na construção de uma política sustentável de proteção de nascentes e matas ciliares.
Estão sendo implementadas ações voltadas para a proteção da água, a partir da educação, do fortalecimento do processo participativo de gestão e do estímulo a ações de reversão da degradação das pequenas bacias hidrográficas. Entre seus resultados estão a recuperação da mata ciliar e a proteção, deputado Professor Grando, das nascentes nas áreas atendidas.
Teve sua primeira edição no ano de 2005, a partir de seleção pública no programa Petrobras Ambiental. O investimento da Petrobras, nesse projeto, é de R$ 3 milhões.
Em função dos resultados expressivos, o Projeto Piava terá a parceria com a Petrobras renovada, o que contribuirá para a ampliação de sua abrangência. O projeto Piava fortalece também a gestão da água na bacia. A renovação pelo Programa Ambiental da Petrobras significa a aprovação do esforço coletivo na promoção de ações de reversão da degradação dos pequenos rios e da proposta de gestão integrada e participativa da água na Bacia do Itajaí.
Além de cumprir as ações propostas e seguir rigorosamente as exigências da Petrobras, o Projeto Piava conseguiu ir muito além do que estava previsto, estimulando também a gestão ambiental municipal, a produção acadêmica, a ação política e educativa que repercutiram em todo o país.
As atividades de educação ambiental iniciaram com a formação de 42 educadores por meio de um curso de especialização em conservação e uso sustentável da água. Esses educadores atuaram posteriormente como multiplicadores e foram responsáveis pela capacitação de 420 educadores, que elaboraram e estão desenvolvendo 260 projetos de educação ambiental, abrangendo 150 escolas em 50 municípios da bacia. Todos os municípios da bacia estão envolvidos.
Nas atividades de recuperação de nascentes e matas ciliares foram elaborados 1.635 projetos, envolvendo praticamente o mesmo número de proprietários de áreas consideradas alteradas pela ação humana, na sua maioria pelos agricultores."
Então, eu quero, sra. deputada e srs. deputados, dar os parabéns a esse Projeto Piava, que tem desenvolvido um modelo de recuperação dos nossos pequenos rios, das nossas nascentes. E dou os parabéns também a essa empresa brasileira que é nosso orgulho, a Petrobras, que tem investido em projetos de recuperação do nosso meio ambiente.
O Sr. Deputado Professor Grando - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!
O Sr. Deputado Professor Grando - Deputada, v.exa. tem razão. Essas são atitudes que temos que elogiar. Nossos comitês de bacias devem seguir esse exemplo, buscar a criatividade e a parceria por toda Santa Catarina.
Tomei conhecimento do Projeto Piava em Botuverá, numa reunião da secretaria de Desenvolvimento Regional da nossa querida professora da Furb, que merece todo elogio pela sua luta e iniciativa, que se transformou numa grande organização em toda a bacia do Rio Itajaí.
Deputada, como é importante cuidar da mata ciliar. O próprio nome já diz: os cílios protegem os nossos olhos e a mata ciliar protege os rios, a água. Mas, principalmente, vai-se sentir a necessidade daquilo que sempre colocamos: chegar na grande obra, que é o saneamento ambiental; não devemos só cuidar do saneamento do esgoto humano ou animal, mas também das nossas drenagens, da coleta do lixo. E foi tão belo o exemplo que Blumenau fez também na sua central de coleta de lixo, do qual também participamos no ano passado.
Portanto, está surgindo no Vale do Itajaí uma grande consciência de preservação da natureza, pelo seu grande potencial. Então, um grande parabéns a v.exa. e um parabéns maior ainda a quem está desenvolvendo esse trabalho que, espero, possa ser levado a todas as bacias hidrográficas de nossa querida Santa Catarina.
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Muito obrigada, deputado, conhecemos o seu trabalho em defesa na área do meio ambiente.
Quero aqui também dar os parabéns à nossa universidade de Blumenau, à Furb, e a toda a sua equipe, principalmente à professora Beate Frank, uma grande estudiosa e defensora, sempre, na luta pelas questões ambientais.
Mas, deputado, nós parlamentares, o povo de Santa Catarina, o povo brasileiro e também as pessoas que moram neste belíssimo planeta chamado Terra, temos, sim, que nos atentar para o que está acontecendo no nosso mundo: o aquecimento global. Ninguém está preparado para o que está acontecendo no mundo e ninguém está preocupado com essa situação.
Estamos no dia 5 de julho. Hoje era para ser um dia frio, deputado Silvio Dreveck, e estamos com este calor imenso! Não existe mais inverno! Por que não existe mais inverno? Por que a escassez da água? Porque nós não estamos cuidando do que é nosso, não estamos cuidando da terra, deputada Odete de Jesus. Estamos poluindo, poluindo, poluindo, e não estamos atentos ao que está acontecendo na nossa Terra. O planeta está sendo aquecido, as geleiras estão sendo derretidas e daqui a pouco nós não vamos ter mais verão, inverno, outono e não vamos ver a chegada da primavera, porque a Terra está mudando.
A Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!
A Sra. Deputada Odete de Jesus - Sra. deputada Ana Paula Lima, v.exa. traz um assunto de suma importância para este Parlamento. V.Exa., como deputada, é uma mulher pública preparada, uma pessoa preocupada. Portanto, tenho que parabenizá-la porque cada um de nós tem que fazer a sua parte, como a reciclagem do lixo, que atualmente já está sendo feita aqui na Assembléia Legislativa. Sabemos que existem produtos que jamais se destruirão no planeta Terra e que lhe trarão danos.
Parabéns pelo pronunciamento, deputada!
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Muito obrigada! Realmente cada um tem que fazer a sua parte.
Então, o Projeto Piava, a nossa Petrobras, a nossa Furb, em Blumenau, a professora Beate Frank, enfim, cada um tem que fazer a sua parte para que se possa proteger este bem que é nosso, que é a Terra.
Muito obrigada, sr. deputado!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)