Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/04/2023
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Comenta sobre uma pesquisa realizada pela Unicamp, informando que nos últimos 20 anos ocorreram 23 ataques nas escolas públicas e particulares, sendo que a metade desses ataques aconteceram em escolas estaduais, resultando em mais de 30 óbitos no total. Lembra do ocorrido em maio de 2021, quando um criminoso assassinou cinco bebês no Município de Saudades, e até hoje a população não consegue esquecer desse episódio.
Discorre sobre como evitar esses atentados e defende a redução da maioridade penal, a presença de seguranças treinados e armados dentro dessas instituições e o monitoramento por câmeras dentro da sala de aula. Alega que a esquerda no país é contrária a esses métodos por ideologia partidária.
Mostra-se favorável à aprovação do projeto de lei do Deputado Jair Miotto, o qual defende a instalação de câmeras nas áreas de convivência e dentro das salas de aula, porém, faz críticas à emenda de um parlamentar do Partido dos Trabalhadores que retirou a obrigatoriedade de instalações de câmeras dentro das salas de aulas.
Registra que protocolou um projeto que pretende instituir um programa completo de combate à violência nas redes estaduais de ensino, contando com três eixos primordiais, segurança profissional, câmeras externas e internas, treinamento e capacitação em segurança.
Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Diz que é necessário fazer um trabalho junto ao Executivo para que o projeto não seja vetado e que o mesmo foi uma conquista.
Deputado Repórter Sérgio Guimarães (Aparteante) - Fala da elaboração de seu projeto que obriga a instalação de portas giratórias nas escolas, criando dispositivos para dificultar a ação de qualquer tentativa de ataques nas escolas. [Taquigrafia: Guilherme]