Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/03/2022
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Mostra solidariedade à família do soldado Luiz Fernando de Oliveira, registrando tristeza pelo episódio.
Através de um vídeo, mostra as palavras do cidadão Eduardo Bueno, que parece ser um professor de História, portanto pessoa responsável por formar opiniões. Ressalta que uma das opiniões dele é que Santa Catarina é um Estado nazista.
Assinala que essa estratégia retórica é desumanização do opositor, e que isso irá acontecer muito no período eleitoral, quando existe polarização política como essa que se vê hoje no Brasil. Diz que ele deveria lidar com a política de uma forma política, debatendo ideias, mas essa prática é recorrente em qualquer regime totalitário, com pessoas que verdadeiramente colocam em prática o discurso de ódio.
Exemplifica, falando que o nazismo, para eliminar os seus opositores, fazia uma campanha difamatória, desumanizando as pessoas, tentando transformá-las em seres desprezíveis, e compara então ao mesmo que esse cidadão faz. Menciona ser repugnante essa ideia de pessoas de esquerda taxarem o Estado dessa forma.
Agradece aos Deputados pela aprovação da Moção n. 106.2, em repúdio às declarações de Eduardo Bueno no vídeo que ele chama de liberdade de expressão. Também solicita ao Presidente para que encaminhe à Procuradoria da Alesc um pedido para avaliar quais medidas podem ser tomadas em defesa do cidadão catarinense, que foi acusado de ser nazista. [Taquígrafa: Eliana]