Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 088ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/09/2019
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Principia seu pronunciamento, falando sobre o Ato de Ofício 76/2019 do ministro da Educação, que suscita a conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, a fim de promover a cultura de paz nas escolas.
Noticia que este ofício foi enviado para todos os gerentes, diretores e secretários da Educação e, segundo portais catarinenses de notícias e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, uma escola estadual foi condenada a pagar R$ 162 mil de indenização por danos morais a alunos ofendidos por professores.
Aborda sobre a notícia, explicando que o docente tratava tanto os alunos quanto os pais com discriminação e os humilhava por conta de classe social, cor da pele e como vivem. Informa que foi instaurado um processo administrativo disciplinar junto à Gerência de Educação e o mesmo foi arquivado sem a verificação.
Cita outro caso de uma mãe que realizou uma denúncia contra uma professora que humilhava alunos evangélicos, e ela teve que liquidar uma indenização por ter reclamado da docente, esta denúncia foi arquivada pelo antigo secretário da Educação, sem também ter sido devidamente apreciada. Após saber da informação, a organização da Escola Sem Partido já se pronunciou, pedindo o desarquivamento desta denúncia.
Parabeniza a medida tomada pelo ministro da Educação pelo seu Ato de Ofício 76/2019, que tenta promover a conscientização sobre o bullying e o fim da perseguição ideológica, partidária e religiosa no âmbito escolar.
Concluindo, fala a todos os cidadãos catarinenses que seu gabinete está à disposição para atender pais e alunos que, de alguma forma, se sentirem ofendidos com qualquer tipo de acontecimento dentro do espaço escolar.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Discorre sobre a existência de bons e maus profissionais e, outros que extrapolam o limite daquilo que é aceitável. Parabeniza a deputada por trazer este assunto à tribuna que, muitas vezes passa despercebido pelos catarinenses, pelo desconhecimento a estas informações que são fundamentais para abrir os olhos da população. [Taquígrafa: Sara]