Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/09/2019
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Demonstra alegria em relação ao Ofício n. 76/2019, 23/09/2019, "Escola Para Todos", do Ministério da Educação, que contém algumas indicações de como proceder no âmbito escolar municipal, estadual a respeito do bullying e outros itens.
Faz exibição no telão do Plenário da fala do ministro de Educação, sr. Abraham Weintraub, sobre o citado ofício, mencionando que o ambiente escolar seja harmônico, sem doutrinação, de tolerância, acolhedor a diferentes ideias, religiões, um ambiente de todos e para todos.
Afirma que sofreu perseguição ideológica e política, e até religiosa, durante seu curso de mestrado, devido seus posicionamentos políticos expressos fora de sala de aula, e teve que processar a professora orientadora por abandonar a orientação do seu trabalho acadêmico.
Cita alguns trechos do referido ofício, como o Item n. 3, que diz: "O aluno tem o direito de não ser prejudicado, em ambiente escolar, em razão de sua história, de seus saberes, de características que componham a sua identidade, de suas crenças e convicções".
Considera tal medida excelente, bem como entende salutar o MEC disponibilizar canais de comunicação para que qualquer aluno, ou pai, ou professor possa se manifestar em relação a abuso, desrespeito e outros. Espera que a secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina copie o ofício.
Por fim, exibe em vídeo a doutrinação, da propaganda ideológica e partidária dentro do ambiente escolar para justificar sua comemoração por essa decisão do ministro de Educação. Ao mesmo tempo, mostra grupo de estudantes militantes de extrema esquerda na Universidade Federal da Fronteira Sul, que não aceitam o pró-reitor nomeado pelo governo federal.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza a deputada pelo tema abordado e comenta da necessidade de se mobilizar, criar leis para o que se espera, que é simplesmente os jovens estudarem. [Taquígrafa: Sílvia]