Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/02/2025
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Discorre sobre o vilipêndio religioso e lembra que no ano de 2019, apresentou o PL n° 74/2019, o qual tramitou nesta Casa, foi aprovado e sancionado pelo Governador, o qual virou a Lei n° 18.629. Lembra que a referida lei em sua ementa proíbe o vilipêndio a fé cristã, no entanto, ouviram-se narrativas para alterar o projeto para que ele protegesse todas as religiões.
Cita, mais uma vez, que a religião mais perseguida e atacada no Brasil é a fé cristã, citando o processo de uma cantora nacionalmente famosa por ter trocado o nome Iemanjá por Jesus em uma música. E, em contrapartida, apresenta um vídeo em Plenário de uma simulação no Rio Grande do Sul em que apresentam Jesus como um travesti em um bloco de carnaval. Apresenta outra imagem onde se noticia que juristas denunciaram o bloco por ter recebido dinheiro público e que, desta forma, utilizaram mais uma vez de sua apresentação para vilipendiar a fé cristã.
Fala que por tudo isso protocolou projeto de lei, que pretende alterar a citada lei com um rol exemplificativo de quais ataques deverão ser consideradas vilipêndio religioso. Comenta outros pontos do referido projeto e pede o apoio dos deputados para sua aprovação. [Taquigrafia: Guilherme]