Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2021
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Pede aos Deputados para que deixem de lado as diferenças ideológicas e partidárias, pois traz um assunto que acredita ser do interesse de todos.
Relata que apresentou o Projeto de Lei n. 051.1/2021, na Casa, que irá repercutir nos municípios, e solicita o apoio de todos. Cita que esse projeto impede que o Governador do Estado de Santa Catarina decrete o fechamento dos estabelecimentos comerciais sem reunião prévia com os representantes dos empregadores e dos empregados. Coloca que isso não impede que medidas sejam tomadas para combater a Covid, evitar a contaminação, ou o caos no sistema de saúde. Explica que as reuniões devem ser convocadas com 48h de antecedência, e aquele que solicitar um lockdown deverá trazer embasamento científico.
Menciona o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, que emitiu uma nota pública contra o lockdown, dizendo, entre outras palavras, que ele não salva vidas e faz os pobres muito mais pobres.
Salienta que o projeto de lei solicita ao Governo para que ouça as entidades, pois recentemente recebeu um documento assinado por 90 entidades que advertiam que o lockdown é a total ruína de milhões em Santa Catarina. Ressalta que os empresários dizem que não são os agentes que contaminam a população e não podem ser responsáveis pela negligência de terceiros, pois houve aglomerações em alguns pontos, como festas, bares e restaurantes.
Registra que no primeiro mês de isolamento, em 2020, houve uma destruição de 8,6 milhões de empregos, e os mais afetados são, geralmente, os que ganham menos. Foram 75 mil lojas que fecharam as portas. Cita os dados de 12 de maio de 2020, mostrando que, em Santa Catarina, houve mais de 530 mil demissões no ano passado, e adverte sobre as demissões que acontecerão também este ano.
Afirma que esse lockdown tem aumentado ainda mais a desigualdade social, então, esse projeto é uma pauta de todos os Deputados, não somente do seu gabinete, é um projeto das 90 entidades e dos milhares de desempregados do Estado. Reforça para que todos os Deputados deem atenção a esse projeto para que ele tenha celeridade. [Taquígrafa: Eliana]