Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/11/2020
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Inicia sua fala, apresentando um vídeo no telão do Plenário, e comenta que procurava músicas infantis para acalmar sua filha recém-nascida, e achou interessante como as crianças se apegam às coisas mais simples.
Equipara a infantilidade das crianças a alguns universitários, professores, políticos e artistas, e apresenta um segundo vídeo no Plenário, discorrendo sobre a aplicação do pronome neutro.
Afirma que esta é uma pauta feminista e LGBT, que está mudando o idioma sob o pretexto de combater o preconceito a pessoas não binárias.
Lembra que países que falam a língua hispânica já tiveram que se pronunciar sobre o tema, e comenta sobre o pronunciamento da Real Academia Hispânica, lembrando que as palavras têm gênero e as pessoas têm sexo.
Comenta que apresentou um Projeto de Lei que estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes de aprenderem a língua portuguesa de acordo com a norma culta.
Traz alguns artigos do Projeto de Lei citado, e reforça que o uso do pronome neutro não deve ser evitado somente no Estado de Santa Catarina, e sim em todo território nacional. [Taquigrafia: Guilherme]