Pronunciamento

Altair Silva - 048ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/06/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Meu caro presidente, deputado Julio Garcia, muito obrigado pela oportunidade da palavra.
Este é um momento muito especial na vida de todos nós, que estamos decidindo não só o presente, mas o futuro de muitas pessoas.
Eu quero fazer um apelo ao deputado Herneus de Nadal, que é, além de deputado, um homem de fina educação e de bom trato para com todos os parlamentares catarinenses, para, a exemplo do que fez no projeto do ICMS, liberar os deputados da sua bancada para se sentiram à vontade para votar manifestando sua própria vontade. Tenho certeza, deputado Herneus de Nadal, que v.exa., que é um homem fino e íntegro, permitirá que os deputados que compõem a bancada do PMDB tenham liberdade de votar, principalmente os suplentes, a quem, com todo o respeito porque também o sou nesta Casa, peço o voto contra.
Nós entendemos, deputado Marcos Vieira, líder do PSDB nesta Casa, que o deputado Clésio Salvaro, por ter outros compromissos, não pode estar nesta Casa no dia de hoje, mas a sua ausência é uma demonstração clara do voto, ou seja, do voto "não", do voto contra o projeto. Então, a exemplo do deputado Clésio Salvaro, que integra a tríplice aliança que governa este estado, faço um apelo ao deputado Marcos Vieira, no sentido de que libere sua bancada para votar de acordo com sua consciência, porque ouvimos agora as vozes vindas da rua, clamando por democracia.
Peço ainda ao líder do Democratas, deputado Gelson Merísio, que é o representante do prefeito de Chapecó nesta Casa, que também tem suplentes na sua bancada, homens íntegros, preparados para o exercício da atividade pública, que possam votar de acordo com suas consciências, porque tenho certeza de que a palavra democrata tem que estar a serviço da democracia, atendendo aos reclamos de toda a população.
O Sr. Deputado Jaime Pasqualini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Nós, do Partido Progressista, já estamos dando esse exemplo. Por isso, deputado Jaime Pasqualini, tenho a honra de conceder um aparte a v.exa., que é um lutador, como nós, nesta Casa.
O Sr. Deputado Jaime Pasqualini - Deputado Altair Silva, estou estranhando e acho que as galerias também estão estranhando que só os deputados oposicionistas estão fazendo uso da tribuna. Estou estranhando...
(Manifestações das galerias)
Estou estranhando porque nas sessões anteriores, deputado Pedro Baldissera, os deputados da Situação ocuparam esta tribuna para falar sobre o assunto. Inclusive, um deles disse que não é filho de pai assustado; outro falou em responsabilidade, mas agora se calam diante da verdade. Cadê os deputados que não são filhos de pais assustados? Quando as galerias estão vazias eles falam alto, mas quando estão lotadas, o silêncio paira sobre este plenário. Cadê a empáfia, a bravata dessa gente para defender o governo? Estão calados!
Eu aprecio um homem nessa situação: o deputado Herneus de Nadal, que tem defendido projetos como um baluarte do governo. E os outros onde estão? Eu pergunto a v.exa, onde estão os deputados da Situação?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Deputado Jaime Pasqualini, certamente não é por falta de oportunidade, mas por falta de coragem de subir a esta tribuna, porque é a primeira vez, desde que assumi como deputado nesta Casa, que o horário dos Partidos Políticos não é ocupado pelo governo.
Por que não vieram, neste momento, defender a descentralização, que já está no banco dos réus? Por que não vieram aqui defender a descentralização? Querem, com a sangria dos servidores públicos, alimentar o impossível, por isso não estão fazendo uso da tribuna.
O Sr. Deputado Ivan Naatz - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Pois não!
O Sr. Deputado Ivan Naatz - Deputado Altair Silva, quando cheguei a este Parlamento achei que pudesse aqui fazer uma discussão, um embate político, ouvir várias partes para poder tomar uma decisão sobre aquilo que é mais salutar para o povo de Santa Catarina. Mas, como bem disse o deputado Jaime Pasqualini, parece que só um lado fala. Por que só um lado fala? Por que o lado do governo permanece em silêncio, não se manifesta, não pede voto pela aprovação do projeto? Por que a base de sustentação do governo não vem a esta Casa dizer que o projeto é bom, que precisa ser aprovado, que é para o bem de Santa Catarina? Talvez, deputado Altair Silva, não venham a esta Casa, não venham a este microfone defender o projeto porque, como disse na tribuna, talvez o dinheiro do servidor público seja entregue a pessoas como Demétrius Ubiratan Hintz, que vai-se aproveitar da verba pública para interesse próprio e interesse, muitas vezes, de partidos políticos e de campanhas políticas.
Eu tenho certeza de que o governo se omite da discussão porque tem medo dela! Como bem disse o deputado Jaime Pasqualini, omite-se de discutir porque tem medo dela!
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Muito obrigado pelo aparte, nobre deputado.
Quero dizer que as vozes deste plenário estão com todas as razões, assim como as vozes que vêm das ruas. E por isso peço aos deputados Valdir Cobalchini e Adherbal Cabral que pensem bem na hora de votar. E está chegando a esta Casa o deputado Manoel Mota, que sempre se manifesta sobre todos os assuntos, mas estou estranhando que s.exa. não tenha usado a tribuna hoje.
Estou fazendo esse apelo, deixando bem claro que nós, no dia de hoje, temos uma responsabilidade muito grande com o futuro do nosso estado. O Partido Progressista apresentou 48 emendas ao projeto, numa tentativa de melhorá-lo. Fomos ignorados, mas o PP, que muitas vezes administrou e muito bem este estado, sabe da responsabilidade e quis contribuir, mas foi ironicamente retirado desse debate.
É assim que entendemos e pensamos. E pedimos, por gentileza, que os partidos da base do governo, srs. deputados e sras. deputadas, ouçam o clamor das ruas e votem de acordo com as suas consciências. Já falei da liderança do deputado Herneus de Nadal, e peço-lhe a gentileza de liberar a sua bancada para votar de acordo com a sua consciência.
Ao deputado Gelson Merísio, líder da bancada do DEM, peço que permita que votem de acordo com suas consciências também, porque os partidos de Oposição ao governo já definiram seu voto e nós podemos, sim, dar uma grande contribuição manifestando o nosso voto contra um projeto que nem sequer pode ser debatido exaustivamente. As audiências públicas foram feitas de forma direcionada, nós precisaríamos de mais tempo. Por isso, de repente, srs. líderes, a retirada desse projeto é uma saída até honrosa para o governo. Fica aqui uma sugestão, uma contribuição.
Nós, do Partido Progressista queremos servir aos servidores públicos. Por isso, nesta Casa, quero deixar registrado que fui muito bem atendido por todos os servidores da Casa, a começar pelo gabinete do deputado Reno Caramori e por todos os colaboradores que nos atenderam muito bem.
Quero deixar aqui, neste pronunciamento, o meu muito obrigado a Santa Catarina, aos servidores e dizer que o Partido Progressista estará sempre com vocês.
Muito obrigado!
(Manifestações das galerias)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)