Pronunciamento

Altair Silva - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/10/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Sr. presidente, agradeço a aula que v.exa. acaba de dar para todos nós, o que somente ratifica a sua sabedoria em conhecimentos gerais e religiosos.
Quero saudar todos aqui presentes, os telespectadores da TVAL e os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Eu tive a oportunidade de fazer uma viagem, a São Paulo, na segunda-feira, mais precisamente nas cidades de Ribeirão Preto e de Barretos, muito conhecida pelos rodeios.
O que me levou a Barretos foi visitar uma importante instituição dedicada à saúde, fundada em 1962, onde pude ver a verdadeira expressão do amor. Trata-se de um hospital especializado em atender pacientes portadores de câncer, que faz mais de 2.000 atendimentos diários.
Visitei toda a instituição, suas instalações, seus aparelhos e fiquei emocionado ao saber que ele atende pacientes do Brasil inteiro etodos através do SUS. Se alguém chegar lá com dinheiro, com convênio, mesmo que seja o melhor do país, não será atendido, porque o atendimento é feito única e exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.
Uma obra de amor, de comprometimento. E o mais importante é que todos os médicos que atuam no Hospital do Câncer de Barretos têm dedicação exclusiva. Eles não têm consultórios particulares, dedicam-se exclusivamente ao hospital.
Também pude adquirir uma obra escrita por Henrique Prata, filho do fundador do hospital, cujo título é Acima de tudo, o amor - como a fé e a solidariedade construíram o maior polo de referência nacional na luta contra o câncer.
Como estamos no mês de outubro, o Mês Rosa, queremos homenagear as inúmeras instituições que cuidam de pacientes com câncer e que trabalham na prevenção, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Realmente estão de parabéns por procurarem conscientizar a população para a importância da prevenção, porque o câncer, quando diagnosticado na fase inicial,tem uma maior chance de cura e um tratamento muito mais barato.
Fiquei extremamente impressionado com a quantidade de voluntários, de apoiadores de todo o Brasil, pois é através dedoações de artistas, celebridades, cantores, empresários, fazendeiros e pessoas públicas que o hospital consegue complementar a verba pública e manter-se em funcionamento, fazendo um atendimento 100% gratuito para a população.
A nossa intenção em visitar o Hospital do Câncer de Barretos foi estreitar o relacionamento com a Assembleia Legislativa, no sentido de criar oportunidades de intercâmbio. No mês de dezembro um dos diretores do hospital estará em Santa Catarina fazer palestras e divulgar os serviços que lá são realizados.
Estiveram conosco em Barretos, o secretário da Saúde do município de Capinzal, Kelvis Borges, assim como o seu diretor, ArtêmioHaus.
Foi realmente um dia emocionante, um dia de grande aprendizado já que não venho da área da saúde, sou mais ligado ao setor da agricultura, maslá pude ampliar meus conhecimentos e ver a atitude de pessoas que se lançam a um grande desafio.
Hoje o Hospital do Câncer de Barretos tem o reconhecimento do ministério da Saúde em termos de humanização, estando à frente, inclusive, de hospitais privados.
Estou lendo o livro escrito por Henrique Prata que conta a trajetória de seu pai na fundação do hospital e a continuidade que ele à instituição.Ele conta que enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu, com a ajuda de muitas doações, manter o hospital funcionando. Hoje, 50 anos após sua fundação, com 107 mil m² de área, fazendo cerca de 100 mil atendimentos gratuitos por ano, o HCB se transformou em um dos maiores centros de excelência do mundo no tratamento e pesquisa de câncer, reconhecido e premiado internacionalmente.
Sr. presidente e srs. deputados, voltei de lá enriquecido com a experiência e quero compartilhá-la com toda a comunidade de Santa Catarina, porque realmente foi uma aula de empenho e de amor ao próximo.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)