Pronunciamento

Altair Silva - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/11/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Boa-tarde a todos! Agradeço pela oportunidade de estar fazendo uso da palavra em nome do Partido Progressista. E como o presidente falou da grande Chapecó, aproveito esta oportunidade, deputada Luciane Carminatti, para falar da Associação Chapecoense de Futebol da nossa cidade.
Tive o privilégio, aos 29 anos, de ser adotado por Chapecó e lá constituí a minha família e as minhas atividades profissionais. E agora tenho a oportunidade de, junto com v.exa., deputada Luciane Carminatti, deputado Gelson Merisio e deputado Narcizo Parisotto, fazer parte da bancada dos deputados estaduais de Chapecó, mesmo por um curto período. Mas Chapecó passa a ter quatro deputados estaduais, e nós estamos aqui representando a Casa e a nossa cidade com muita alegria. Evidentemente que sempre lembrando da nossa terra natal, que nascemos em Major Gercino, fomos criados em São João Batista, mas construímos a nossa vida profissional na cidade de Chapecó.
Mas a Chapecoense, no último sábado, conquistou a mais gloriosa de suas conquistas: o acesso à Série A.
(Passa a ler.)
"A Chapecoense, que representa o grande oeste de Santa Catarina, vem fazendo um trabalho que começou em 1973 quando foram dados os primeiros passos. E logo em seguida vamos lembrar que o primeiro jogo de camisa que a Chapecoense recebeu foi por doação do empresário Ernesto de Marco, uma das lideranças da nossa cidade, sendo que essas lideranças tiveram, naquele momento, participação marcante, entre eles, Heitor Pasqualotto, Avelino Biondo, Moacir Fredo, Arthur Badalotti, Gentil Galli e Plínio Alindo de Nês, líderes empresariais e comunitários que deram os primeiros para a formação da nossa Chapecoense.
No ano de 1973, formou-se a primeira diretoria da Associação Chapecoense de Futebol, tendo como primeiro presidente o sr. Lotário Immich e como vice-presidente o sr. Gomercindo L. Putti.
Nós vamos lembrar que a grande participação, que já foi relembrada pelo jogador Beto, da equipe da época, que relata o primeiro jogo profissional, foi contra o São José de Porto Alegre, no campo do Colégio São Francisco, quando a Chapecoense venceu com 1 x 0. Portanto, a Chapecoense já nasceu vencedora.
O segundo jogo foi realizado na cidade de Xaxim contra o Novo Hamburgo, e também veio a Florianópolis jogar contra o Avaí, e empatou com 2 x 2. Empatar com o Avaí na naquela época, na nossa capital, foi a maior glória para a Chapecoense, relata o sr. Pelisser.
Hoje, a Chapecoense tem o apoio de empresários, dirigentes, atletas, ex-atletas, sócios, torcedores e, principalmente, da imprensa local.
No ano de 1977, conquistou o seu primeiro título estadual, que foi reconquistado novamente nos anos de 1996, 2007 e 2011. Portanto, quatro títulos estaduais.
No ano 2006, a equipe foi campeã da Copa Santa Catarina. Em 2009, ao disputar a Copa do Brasil, a Chapecoense teve acesso à série D do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com a classificação na série D, ainda em 2009 obteve o acesso à série C, competição que passou a disputar a partir de 2010.
O título de 2011 também credenciou a Associação Chapecoense de Futebol à disputa da Copa do Brasil, segunda disputa mais importante do futebol brasileiro, dando condições, inclusive, para a disputa da Copa Libertadores da América.
O ano de 2012 marcou a principal temporada do Verdão. Classificado para a semifinal da série C, a equipe comandada por Gilmar Dal Pozzo conquistou o direito de disputar a Série B em 2013."
Pois bem, falando do ano de 2013, a Chapecoense disputa o campeonato da Série B e é o primeiro time de Santa Catarina a conquistar por antecipação o acesso à Série A, deputado Kennedy Nunes.
Portanto, Chapecó vive um momento de muita glória e de muita alegria por estar conquistando esse importante acesso à Série A. Sábado e domingo foram dias de muita festa no grande oeste de Santa Catarina, nas ruas de Chapecó, comemorando o acesso da Chapecoense à Série A, como vice-campeão da Série B.
Agora, na próxima semana, deputada Luciane Carminatti, e o convite é extensivo a todos os deputados estaduais de Santa Catarina, nós vamos realizar uma sessão solene em homenagem à Chapecoense, no dia 26 de novembro, na próxima terça-feira, e prestaremos uma belíssima homenagem a esse time de Santa Catarina que se classificou para a Série A.
A Sra. Deputada Luciane Carminatti - V.Exa. me concede um aparte
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Pois não!
A Sra. Deputada Luciane Carminatti - Eu quero parabenizá-lo pela iniciativa. Nós também fizemos, ano passado, uma homenagem, já prevendo o futuro brilhante da Chapecoense, que agora se consolida. E hoje também será votado um requerimento de nossa autoria cumprimentando, conjuntamente, a Associação Chapecoense de Futebol, toda a direção, a equipe, os atletas, os patrocinadores e os empresários.
Nós estamos, eu diria, deputado Altair Silva, com o coração verde e branco, assim como todo o oeste de Santa Catarina, porque esse é um sonho de anos que agora se consolida com o resultado de muito trabalho. Parabéns a todos nós!
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Agradeço o aparte de v.exa.
Reforço o convite para que todos os deputados estaduais compareçam, na próxima terça-feira, em Chapecó, para compartilharem desse importante momento, que é a ascensão de mais um time representando o futebol catarinense na elite do futebol brasileiro.
Tenho certeza de que, pela garra e envolvimento da comunidade chapecoense, em 2014 também faremos um excelente campeonato, honrando Santa Catarina e, principalmente, a cidade de Chapecó.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)