Pronunciamento

Altair Silva - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Boa-tarde, sr. presidente, deputado Antônio Aguiar; quero saudar os telespectadores da TVAL e os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Quero, neste momento, fazer um registro muito especial, pois está presente nesta Casa, neste momento, o prefeito da cidade de São Joaquim, uma cidade que divulga o nome de Santa Catarina para o Brasil, Newton Stélio Fontanella, acompanhado do vereador Soares, da vereadora Marlene de Fátima Kayser da Rosa e do seu esposo Vilson. Uma comitiva que está de passagem por Florianópolis, na Assembléia Legislativa, e que seguirá para Brasília, para buscar mais recursos para São Joaquim.
Recebam as nossas boas-vindas.
Queremos também registrar a visita no dia de hoje do prefeito da cidade de Xaxim, cidade vizinha de Chapecó, Lírio Dagort, do prefeito do extremo oeste, da cidade de Santa Helena, Moacir Lazarotto, e do técnico agrícola Leopoldo Zimermann, da empresa Pamplona, que também se faz presente aqui nesta Casa, no dia de hoje.
Quero saudar todos os que nos visitam e especialmente os senhores e as senhoras deputadas.
Vários colegas no dia de hoje subiram nesta tribuna para falar sobre um tema muito importante, que são as ferrovias. Para nós, oestinos, isso é um sonho, pois produzimos, geramos riquezas e muitas vezes não somos atendidos. Então, nós que estamos falando tanto em ferrovias, temos uma causa nobre, que é a produção. E estamos tendo o privilégio de, nesta semana, especificamente no dia de hoje, amanhã e quinta-feira, sediar aqui, na cidade de Florianópolis, uma feira de porte internacional, a AveSui, no Centro de Eventos. Hoje às 19h será o coquetel de abertura, e quero convidar todos os deputados desta Casa para se fazerem presentes, porque quando falamos de ferrovias e de produção certamente vamos encontrar empresas e os profissionais que fazem delas, juntamente com os agricultores, com os nossos produtores rurais, o grande meio de produção para que possamos sediar na capital de todos os catarinenses esse importante evento.
O Sr. Deputado Moacir Sopelsa - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Pois não!
O Sr. Deputado Moacir Sopelsa - Quero cumprimentar v.exa. pelo assunto que traz para o Plenário desta Casa. E da mesma forma que v.exa., quero reconhecer a importância do evento que está acontecendo no Centro Sul, que reunirá todo o setor produtivo do estado de Santa Catarina, ou seja, o nosso agronegócio, quando poderemos discutir e ver novas tecnologias, novos equipamentos. E Santa Catarina tem a felicidade de por muitos anos sediar esse evento.
Quero, da mesma forma que v.exa., agradecer o presidente, que nos concede a oportunidade de representar a Assembléia Legislativa na abertura, hoje, à noite, quando estaremos juntos, porque é um evento que valoriza o estado de santa Catarina.
Parabéns, pela sua sensibilidade! Se nós estamos brigando por mais estradas, por mais vias de acesso, seja por ferrovias ou rodovias, é porque temos produção para oferecer, é porque precisamos desse transporte.
Parabéns e obrigado, deputado Altair Silva!
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Muito obrigado, deputado Moacir Sopelsa. É importante esta Casa, os nobres companheiros, sabendo que o agronegócio é o que movimenta a economia e as cidades, podermos dizer que esse evento AveSui é uma grande oportunidade de geração de negócios e de desenvolvimento; por isso, reitero o convite para todos estarem lá.
Srs. deputados, quero fazer um registro todo especial, pois estaremos amanhã em Brasília, em audiência com o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida. Então, não estaremos aqui na sessão plenária, porque estaremos lá por uma causa nobre. Essa audiência foi marcada através do deputado federal Odacir Zonta, que nos acompanhará, pois Chapecó, cidade onde resido e construí a minha vida profissional e familiar, está com um déficit habitacional muito grande. Esse déficit é clamado pela população, e estaremos lá para pedir mais investimentos para a construção de casas populares na cidade de Chapecó.
Srs. deputados, isso já está acontecendo no Eldorado III, através de uma emenda que o Partido Progressista solicitou ao deputado federal Odacir Zonta. Com o projeto da prefeitura foram liberados R$ 1,7 milhão para a construção de 84 casas populares no Eldorado III, mas a população necessita de muitas outras. Por isso, vamos a Brasília para viabilizar mais recursos para construir casas populares em Chapecó, já que foram prometidas, durante a gestão passada, mais de mil casas populares, que até o momento, infelizmente, não chegaram a 200. E a maioria dos investimentos em casas populares realizado na cidade de Chapecó foi com recursos que o Partido Progressista foi buscar em Brasília. Dessa forma, estaremos lá em prol dessa causa nobre. E essa viagem será muito importante para o nosso município.
Outro assunto que quero levantar nesta Casa foi a brilhante homenagem realizada no dia de ontem. Nós que estaremos por um período curto nesta Casa, sentimo-nos muito honrados, até pelo perfil de todos os homenageados, pois, particularmente, tivemos o privilégio de entregar uma medalha ao técnico agrícola Neri Flávio Dias, que é o nosso presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas e que tem uma vida dedicada a servir a agropecuária catarinense.
Mas não foi somente ao colega Neri Flávio Dias que tive a honra de entregar a medalha, eis que o deputado Flavio Ragagnin me incumbiu de homenagear o grande líder do agronegócio de Santa Catarina e do Brasil, o deputado federal Odacir Zonta. Foi uma homenagem justa a um catarinense que por duas vezes foi secretário da Agricultura. Ele é da cidade de Concórdia, da nossa região oeste e presta um grande serviço, juntamente com os demais catarinenses que estão no Congresso Nacional.
Certamente esse trabalho de equipe fará com que Santa Catarina possa buscar mais recursos para construir a duplicação da BR-282 e a Ferrovia da Integração, porque o nosso povo é trabalhador, produz e gera resultados. E quem gera resultados, merece obras e investimentos para compensar o esforço de toda a nossa população.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)