Pronunciamento

Altair Silva - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/10/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, gostaria de registrar que no dia de ontem tivemos a visita da Escola Estadual Básica Vitório Roman, da cidade de Vargem Bonita, coordenada pelo diretor, professor Dilmar, que aqui esteve com uma comitiva de 49 alunos.
Quero, neste momento, sr. presidente, falar da sobre a Udesc - Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina -, na qual me formei e que foi idealizada para ajudar o desenvolvimento do nosso estado. Até pouco tempo atrás, o grande oeste de Santa Catarina não possuía nenhuma universidade pública e o grande sonho da nossa gente era fazer com que uma universidade pública fosse lá instalada.
Pois bem. A Udesc se propôs a enfrentar esse desafio e instalou um campus em Chapecó, um campus em Pinhalzinho e outro, em Palmitos. Com isso, o sonho do grande oeste passou a se concretizar, com a instalação da primeira universidade pública, com ensino gratuito e de qualidade, na região.
Esse projeto começou muitos anos atrás, passou por vários governos, criou corpo no governo de Esperidião Amin, Luiz Henrique deu sequência e os governadores que os sucederam também deram continuidade.
Ontem, falando com o governador Raimundo Colombo, fiz um apelo especialmente sobre o campus de Pinhalzinho. E o governador, sensível que é, imediatamente ligou ao reitor Antônio Heronaldo de Sousa, que à tarde, por volta das 16h, esteve nesta Casa, onde fizemos uma reunião com as lideranças de Pinhalzinho e de outros municípios da região.
Quero aqui citar os vereadores de Pinhalzinho que estiveram presentes: Lari Antonio Heinen, Sadi José Liston, Claudir Henz, mais conhecido como Alemãozinho, Nilson Miguel Gosch e Silvana Bugnotto. Também estiveram presentes o vice-prefeito, a secretária da Educação, o prefeito de Sul Brasil, além dos deputados estaduais Mauro de Nadal, Dirceu Dresch e Marcos Vieira.
Foi uma reunião muito produtiva, na qual o reitor e as lideranças da região de Pinhalzinho puderam falar acerca das adversidades que a Udesc vem passando. A situação do prédio foi judicializada porque há questionamentos quanto à qualidade da construção, a tal ponto que a prefeitura e os alunos buscaram outro local para que as aulas pudessem ter prosseguimento. Além disso, com a judicialização da questão, tornou-se mais difícil fazer a reforma e criar um ambiente mais adequado para os alunos.
Assim, diante desse quatro, a comunidade estava muito preocupada com um possível esvaziamento da Udesc na cidade de Pinhalzinho, tornando quimera aquele grande sonho de ter uma universidade pública de qualidade para atender toda a região oeste. Havia a seguinte pergunta no ar: vai acontecer com Pinhalzinho o que Palmitos está vivendo? Mas, graças a Deus, o reitor, o pró-reitor e toda a comitiva de professores explicaram todas as implicações com relação ao prédio e apresentaram um plano de ação para efetivação do campus da Udesc de Pinhalzinho, inclusive com a implantação do curso de Engenharia Química.
Dessa forma, a reunião realizada no gabinete da Presidência terminou num clima de otimismo, de esperança, com a promessa do reitor de que no próximo dia 18 de novembro comparecerá a uma sessão da Câmara Municipal para explicar todo o plano de ação aos vereadores e àquela comunidade.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)