Pronunciamento

Altair Silva - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/03/2019
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Comenta que participou de importante encontro realizado na cidade de Cunha-Porã, na sede da Cooperativa Auriverde, que reuniu mulheres agricultoras, cujo principal tema debatido foi à questão da aposentadoria rural. Cita que os agricultores são a única categoria que se aposenta com apenas um salário mínimo.
Na ocasião, as agricultoras comemoraram o Dia Internacional da Mulher, entretanto lamentaram que se a Reforma da Previdência, for votada como está sendo proposta, as atingirá duramente, pois pretende retirar a aposentadoria aos 55 anos, elevando esta idade para 60 anos. Supõe que muitas pessoas ignorem que o produtor rural contribui com 2,5% sobre o seu faturamento ao Funrural, o que legitima o seu direito à aposentadoria.
Explica que os agricultores, quando chegam à idade de se aposentar, estão muito calejados pela vida, e que o salário mínimo que recebem não é suficiente para a manutenção de uma família, muitas vezes bastando apenas para medicamentos. Conclama a todos os parlamentares para manifestarem-se quanto à proposta da Reforma da Previdência em relação aos agricultores. Considera a reforma muito importante para o país, mas que a mesma está sendo dirigida somente às classes privilegiadas, visando o setor público, o Poder Judiciário, as Assembleias Legislativas e os Tribunais de Contas.
Explica que com a elevação da idade de aposentadoria das agricultoras para 60 anos e dos agricultores para 62, e aumentando progressivamente, a maioria deles não desfrutará do benefício. Declara-se empenhado para que o Congresso Nacional reveja tal reforma, pois desta forma as famílias encontrarão muita dificuldade em manter seus filhos no campo.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema, considerando inconcebível que a proposta de Reforma da Previdência passe pelo aumento da idade para as mulheres agricultoras se aposentarem, o que considera muito grave, além de outros quesitos que precisam ser revistos.

Deputado Volnei Weber (Aparteante) - Concorda que o trabalhador do campo começa a trabalhar muito cedo, o que traz problemas de saúde no futuro, além de que um produtor rural não para de trabalhar quando se aposenta, até porque não consegue sustentar sua família com um salário mínimo, ficando este valor às vezes só para os remédios. Também afirma a necessidade de rever a questão da aposentadoria rural. [Taquígrafa: Sara]