Pronunciamento

Altair Silva - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/08/2017
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Fala sobre os movimentos que ocorrem em Brasília em relação à reforma eleitoral, que pretende aprovar uma legislação que muda o atual sistema eleitoral proporcional, buscando o chamado "distritão", que é um voto em aberto em que se elegem os mais votados entre todos os candidatos. Alerta para o fato de que tal sistema é uma forma de enfraquecer as instituições, mantendo aqueles que já têm mandato, e ressalta que para superar a crise política o país precisa fortalecer os partidos políticos.
Conclama a população para estar atenta, porque estão querendo driblar a crise política com tal proposta, e explica que a reforma poderia ser feita de uma forma muito simples, mantendo-se a atual legislação e incluindo apenas um artigo, proibindo as coligações nas proporcionais, o que automaticamente reduziria o número de partidos, fortalecendo-os.
Reporta-se aos problemas que estão acontecendo no acesso da BR-101 aos municípios do Vale do Rio Tijucas. Registra que será realizada uma audiência pública no sentido de construir um diálogo com a empresa Autopista na busca de melhorias na trafegabilidade e acesso ao município de Tijucas, convidando os deputados catarinenses estaduais e federais para participarem das discussões. [Taquígrafa: Sara]