Pronunciamento

Altair Silva - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/11/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Quero saudar, sr. presidente, todos os telespectadores da TVAL, da Rádio Digital.
Quero aproveitar o horário do Partido Progressista para saudar os deputados estaduais presentes, os servidores públicos que participam desta sessão.
Também aproveito este momento para fazer um registro nesta Casa da presença do nosso amigo e companheiro Ademar Perch, vice-prefeito da cidade de Cunhataí, do oeste de Santa Catarina.
Sinta-se à vontade nesta Casa.
Queremos enaltecer aqui que na última sexta-feira, dia 8 de novembro, depois de passados 11 anos, o Partido Progressista, num gesto praticado pelo governador Raimundo Colombo e também pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o governador homenageou a bancada de deputados estaduais da Assembleia Legislativa, dando oportunidade para o presidente desta Casa, deputado Joares Ponticelli, exercer a função de governador, mesmo que por um período curto, mas uma oportunidade ímpar.
Assim, em nome da bancada do Partido Progressista, sr. presidente, registro nesta Casa a gratidão que o Partido Progressista tem para com todos os deputados, porque se não fosse a eleição de um presidente do Partido Progressista, não teríamos a oportunidade agora de governar Santa Catarina. Ainda hoje, almocei com o governador em exercício, deputado Joares Ponticelli, o qual agradeceu de coração e pediu-me que transmitisse esta palavra a todos os srs. deputados e a todos os catarinenses que nos assistem neste momento. Sem dúvida, trata-se de um momento ímpar a condição de governador.
No dia de amanhã, estaremos na cidade de Chapecó, o grande oeste de Santa Catarina, onde iniciará a ampliação do Hospital Regional de Chapecó, que será a maior obra do oeste de Santa Catarina. Foi iniciada no governo de Jorge Bornhausen e concluída em 1986, no governo de Espiridião Amin. Uma obra importantíssima para cuidar da nossa gente, para cuidar da saúde de todo o grande oeste. Evidentemente, com o crescimento da população, com o desenvolvimento da economia, o hospital acabou ficando pequeno perante a demanda existente na nossa região.
Elaborou-se um projeto, e grandes líderes hoje tocam o Hospital Regional de Chapecó. Tem sido um modelo de referência de gestão, e esses líderes, com o apoio de todas as entidades de Chapecó, elaboraram um projeto de ampliação do Hospital Regional de Chapecó. Uma obra iniciada há poucos meses, inclusive o presidente do Conselho Deliberativo fala que as obras estão num estágio adiantado. Tudo está de acordo com o planejamento, inclusive com 15 dias de antecipação.
Mas o governador em exercício, preocupado com a obra importante que o governo está construindo em Chapecó, estará amanhã supervisionando o andamento das obras e já agenda uma visita com toda a diretoria do hospital. E fica aqui o convite aos demais deputados para lá estarem presentes para, junto com o governador, conferir esta importante obra para o oeste de Santa Catarina.
Também logo após essa visita a Chapecó, estaremos nos deslocando para a cidade de São José do Cedro, onde o governador tem compromisso agendado com o prefeito Plínio de Castro, onde estaremos lançando importantes obras e ações não só para essa cidade, mas para o extremo oeste. Esse é um momento ímpar. O governador Joares Ponticelli gostaria de estar em todos os municípios de Santa Catarina, mas com a agenda desse curto período de interinidade não será possível. Mas fica aqui registrada a sua ida ao oeste de Santa Catarina. Assim como na quinta-feira estará na abertura da feira de Capinzal. Uma feira do agronegócio muito importante para a economia da região. Tenho certeza de que muitos deputados lá estarão prestigiando esse momento especial.
Quero fazer um registro e dois agradecimentos a esta Casa. No dia 5 de novembro nós comemoramos o Dia do Técnico Agrícola. E quero fazer um agradecimento muito especial a todos os deputados que puderam prestigiar aquela importante sessão, que representa muito para a agricultura de Santa Catarina, pois é um profissional dedicado à assistência técnica, à produção rural, que faz com que Santa Catarina contribua com o Brasil, com o superávit comercial.
O agronegócio em Santa Catarina representa mais de 37% da balança comercial, da economia catarinense. Então, representa muito a agricultura empresarial ou familiar. Esse dia foi muito especial, essa comemoração dos técnicos agrícolas.
No dia 26 de outubro, haverá uma sessão para homenagear a Chapecoense, que neste ano faz uma grande campanha na série B. Espero que o jogo contra o Paraná Clube, desta noite, seja um momento muito especial para todos os chapecoenses e possamos ter mais um time na série A.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)