Pronunciamento

Altair Silva - 031ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/05/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Sr. presidente, desejo saudar, neste momento, o presidente desta Casa, deputado Julio Garcia, que gentilmente cedeu a Presidência dos trabalhos ao deputado Valmir Comin, nosso companheiro do Partido Progressista.
Também desejo saudar os colegas deputados e as colegas deputadas aqui presentes, assim como os telespectadores da TVAL e os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Quero fazer um agradecimento muito especial ao nosso partido, o Partido Progressista, que numa atitude inédita em Santa Catarina promove o rodízio entre os titulares e suplentes. Em especial, agradeço ao deputado da cidade de Caçador que se licencia, Reno Caramori, por estar dando a oportunidade do Partido Progressista de Chapecó, após seis anos, voltar a ter assento nesta Casa.
Gostaria de saudar também todos os técnicos agrícolas aqui presentes. Tenho orgulho de dizer que a minha profissão é a de técnico agrícola e temos companheiros presentes de todas as regiões do estado, prestigiando a nossa posse. Muito obrigado a todos!
Gostaria de saudar também os companheiros do Movimento de Iluminação da Humanidade, chamado Seicho-No-Ie, aqui presentes, a quem agradeço do fundo do meu coração a presença, especialmente os colegas que vieram de vários municípios da região oeste e também da nossa região.
Não poderia, sr. presidente, deixar de citar especialmente os companheiros de São João Batista e a minha família, que vieram dessa cidade, juntamente com o prefeito Aderbal, que lidera a comitiva.
Enfim, saúdo todas as pessoas aqui presentes.
Quero dizer que nasci em Major Gercino, aqui no vale do rio Tijucas. Ainda criança fui para São João Batista onde cursei o primário. Em seguida, tive a oportunidade de ir para Araquari, onde estudei no colégio agrícola e formei-me no curso de técnico agrícola. Após formado, tive a oportunidade e quis o destino que fosse escolhido para residir na cidade de Chapecó. Lá tive uma grande acolhida e hoje me considero um filho adotivo daquele município, onde tive a oportunidade de conhecer o grande deputado que tanto honra o movimento dos técnicos agrícolas, o deputado Hugo Biehl. Formamos uma grande amizade e participamos da organização dos técnicos, quando pude começar como membro e ocupar várias funções até chegar à presidência estadual da nossa organização. Por isso, Chapecó e o oeste catarinense me marcaram para sempre.
Formei minha família em Chapecó. O deputado Pedro Uczai, que é da nossa cidade também e está aqui prestigiando a nossa posse, sabe o valor de uma família, pois é ela que nos tem sustentado para que possamos estar aqui. Então, fica aqui a minha saudação a todos os meus familiares.
Gostaria de dizer que a vida é feita sempre de desafios; a todo momento, a todo instante estamos enfrentando desafios. Como empresário da cidade de Chapecó, empreendendo atividade na área de irrigação e também na área ambiental, sempre dediquei uma parte da minha vocação de empreendedor para também servir à política, o que faço com muito amor. Agora estou aqui numa nova missão. Essa missão certamente decorre do esforço de inúmeros companheiros - e muitos estão aqui -, pois contribuíram firmemente para que hoje estejamos ocupando esta tribuna.
Quero dizer que tenho um foco muito claro, que é o meio ambiente. O nosso Grande Oeste precisa fazer com que o Código Ambiental que está em tramitação nesta Casa avance para fortalecer a economia da nossa região, mas também para manter o nosso modelo econômico que hoje vive uma fase que precisa ser superada: os desafios ambientais. E nós que vivemos desse setor temos conhecimento sobre o assunto e podemos contribuir, juntamente com todos os técnicos agrícolas, em prol de Chapecó, que é a cidade que me adotou, em prol do vale do rio Tijucas, que me deu educação, e em prol de todo o território catarinense, que me proporcionou, em 238 municípios, 10.797 votos.
Quero dizer que Chapecó e o oeste muitas vezes não são lembrados. Lá ainda não temos gasoduto, não temos ferrovias, não temos a BR-282 duplicada e temos um aeroporto deficitário, que atende àquela região, parte do Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná.
Nós precisamos ser ouvidos, pois se faz necessária a duplicação da BR-282, a construção da Ferrovia da Integração e a reforma do nosso aeroporto através de investimentos da Infraero. Chapecó precisa ser ouvida. Temos também o problema da água, porque é muito importante para que a nossa cidade possa continuar a se desenvolver. E ainda temos que resolver o problema do nosso plano diretor, o que também é muito importante.
Posso dizer que o nosso trabalho na Assembléia Legislativa durante esses 60 dias será muito importante, porque nos vamos dedicar, segundo a segundo, minuto a minuto, a essa nova tarefa, porque temos certeza de que se Deus nos deu condições para que estejamos aqui é porque temos uma grande missão, a qual vamos cumprir com toda dedicação.
Como a vida sempre nos ensinou, a principal virtude de um homem e de um político é ser verdadeiro, é ter compromisso com a verdade. A vida nos ensinou que este é o caminho, ou seja, trabalhar e firmar compromisso com as causas reais da população! Essa é a nossa missão e vamos cumpri-la à risca.
Obrigado, catarinenses! Obrigado a todos pela oportunidade!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)