Pronunciamento

Altair Silva - 048ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/06/2017
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Aborda a temática da agricultura informando que é a atividade que gera mais emprego e renda no estado de Santa Catarina e que o agronegócio se destaca movimentando a economia do país. Cita que, há meses atrás, já proferiu elogios na tribuna referente à produção brasileira de grãos, que refletem os avanços em tecnologia, pesquisa e investimentos no setor para melhorar a produtividade, porém externa sua preocupação com a prática recorrente de uma super safra de determinada cultura, baixo preço de venda e posterior ausência do produto no mercado pela exportação do mesmo. Pondera ser uma conduta inadequada e assegura a necessidade de planejamento da produção, citando, por exemplo, o armazenamento seguro dos grãos.
Finaliza enaltecendo a criação de uma política de armazenagem apropriada para produção, para não comprometer a economia do país, defendendo que, fortalecer a agricultura é fortalecer a geração de emprego.

Deputado Natalino Lázare (Aparteante) - Ratifica as palavras do deputado, considerando intolerável a falta de planejamento do governo federal ao setor. Parabeniza-o pelo discurso em defesa à agricultura. [Coordenadora Carla]

DEPUTADO MANOEL MOTA (Orador) - Registra com pesar o falecimento do sr. Silverino da Silva, que durante muito tempo foi superintendente do BRDE, uma pessoa dinâmica e arrojada que sempre lutou pela não extinção do banco no governo Collor, e hoje a instituição tem expressiva participação no desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do sul do país.
Informa que na presente data deveria acontecer uma reunião importante para a região da Amesc, com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, prefeitos e deputados para tratar de assuntos relativos à obra da Barragem de Rio do Salto, mas que, infelizmente, devido ao mau tempo, foi cancelada. Considera que a obra desta barragem é extremamente importante para o desenvolvimento da região, para manter o abastecimento de água e para a produção de arroz irrigado. Tendo em vista a importância da reunião, aguarda pelo reagendamento da mesma.
Também destaca que durante a tarde haveria reunião com o governador para discutir o Fundam, que vai distribuir recursos a fundo perdido, sem contrapartida, para todas as prefeituras catarinenses, na ordem de aproximadamente R$ 800 milhões para cada município. Considera uma ajuda extraordinária, um projeto audacioso do governo e um ganho real para o estado.
Declara que Santa Catarina teve a coragem de fazer as reformas saneadoras necessárias, preparando-se para este momento turbulento da economia, e agora desponta como um dos melhores estados da federação, graças às iniciativas do governo Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, e ao trabalho do seu povo.
Cita também as obras da Serra da Rocinha e da Serra do Faxinal, cuja conclusão será muito importante para desenvolver o grande potencial turístico da região sul, bem como melhorar a logística de distribuição da produção entre os estados e países do sul do Brasil. [Taquígrafa: Sara]