Pronunciamento

Altair Silva - 089ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/10/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Quero cumprimentar os telespectadores da TVAL e da Rádio Digital Alesc, e dar destaque, sr. presidente, mais uma vez, a uma importante instituição de Chapecó, que é a Sociedade Amigos de Chapecó.
Em 1966, em Chapecó, um grupo de líderes visionários da cidade, liderados por Clair Eloy Dariva e Valmor Ernesto Lunardi, começaram a trabalhar na criação de uma entidade que organizasse a 1ª Efapi, que surgiria em 1967. Daí nasceu a SAC - Sociedade Amigos de Chapecó -, que desde aquela data vem ajudando a construir a história de desenvolvimento, de crescimento, mas, principalmente, de fortalecimento das instituições do nosso município. Hoje, o segmento tanto sindica, quanto patronal funciona na sua plenitude, assim como as demais entidades representativas.
Eu próprio tive a oportunidade de ser presidente da Câmara do Jovem Empresário da Associação Comercial e Industrial de Chapecó. Participei também de várias diretorias da Acic, vendo todo o seu planejamento estratégico.
E a SAC - Sociedade de Amigos de Chapecó -, funciona como uma instituição guarda-chuva, pois tem como missão principal pensar o futuro de Chapecó, porque as administrações passam, mas as instituições permanecem. Ainda em 2012 foi lançado o Projeto Chapecó 2030, que agrega instituições como a Acic, o Sindicato Rural e a Unochapecó, que têm como elo agregador a construção de grandes ideias para aquela cidade.
Esta é a razão, por exemplo, de Chapecó já ter o segundo aeroporto mais movimentado do sul do Brasil em número de passageiros: ele foi pensado, visualizado e planejado por muitas cabeças para que se tornasse realidade.
Mas tudo o que cresce precisa ainda de mais projetos, e agora a nossa meta é fazer com que o aeroporto seja ainda maior, que passe a ter um novo terminal de passageiros e um terminal de cargas, a fim de exportarmos alimentos para o mundo.
Em todos os setores a SAC tem-se preocupado em formar uma equipe multissetorial para trabalhar a elaboração de projetos voltados para a agricultura e a pecuária, para o turismo, para a inovação da tecnologia, para o esporte, o lazer e o meio ambiente, sempre numa visão de desenvolvimento sustentável. Já na área da saúde temos uma visão bem clara: ser referência em saúde e bem-estar com qualidade de vida.
Se no início Chapecó tinha no extrativismo a sua principal atividade, hoje podemos dizer que, além de ser um polo agroindustrial que é referência na produção de alimentos para o Brasil, é também um polo de prestação de serviços, graças ao número crescente de empresários que apostam na diversificação da economia e também a todos aqueles que investiram na educação, pois já são 14 as instituições de ensino superior presentes no município, entre elas duas universidades comunitárias, a UnoChapecó e a Unoesc, sem falar na Universidade Federal da Fronteira Sul.
Muitos alunos do grande oeste, mas também do Rio Grande do Sul e do Paraná, vão para Chapecó para fazer a sua graduação nas mais diversas áreas, o que fez com que nos transformássemos também num polo educacional. Mas isso ocorreu porque muitos sonharam, pensaram e realizaram através da SAC. Por isso quero saudar o seu diretor presidente, Cláudio Jorge Kracker, que hoje lidera a Sociedade Amigos de Chapecó.
Nós poderíamos ainda afirmar que a cultura, a assistência social, a gestão e a segurança públicas são ações que a SAC lidera na sua plenitude, porque tenho a convicção de que através de entidades fortes poderemos ter um futuro mais seguro. Defendo até que no Brasil existem muitos partidos. Se tivéssemos menos partidos, não haveria o partido de fulano ou de beltrano, mas haveria instituições partidárias ideologicamente fortes, com bandeiras claras. E nós, como militantes da política, defenderíamos as bandeiras centrais das nossas agremiações, fortalecendo-as como instituições, a exemplo da Sociedade Amigos de Chapecó que não tem nada a ver como partido político, mas é uma entidade forte e representativa, que dá voz à comunidade chapecoense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)