Pronunciamento

Altair Silva - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Sr. presidente e srs. deputados, público que nos acompanha, hoje vou abordar a importância de um profissional: o técnico agrícola. Tenho orgulho de ser técnico agrícola, assim como o deputado Darci de Matos, formado também na Escola Agrícola de Araquari, e o deputado José Milton Scheffer, que antes de se formar em Agronomia, já era técnico agrícola pela mesma escola.
No dia 5 de novembro, próxima terça-feira, eremos uma sessão especial em homenagem ao Dia do Técnico Agrícola.
(Passa a ler.)
"A profissão do técnico agrícola existe desde 1911. Em Santa Catarina, o movimento iniciou no dia 23 de maio de 1977, no escritório da Epagri de Chapecó, quando os técnicos agrícolas Valter Melentino da Silva, Ênio José Basso, Domingos Antônio Simioni, Adair da Silva, Edward César de Souza e José Böing se reuniram pela primeira vez para fundar uma associação de classe.
A profissão do técnico agrícola foi criada através da Lei n. 5.524, de 5 de novembro de 1968. Portanto, em homenagem a essa data, comemora-se o Dia Nacional do Técnico Agrícola nesse dia.
Em Santa Catarina, por iniciativa do ex-deputado José Zeferino Pedroso, foi criado o Dia do Técnico Agrícola através da Lei n. 7.550, de 9 de novembro de 1988. Por isso, no dia 5 de novembro comemoramos o Dia Nacional e Estadual dos Técnicos Agrícolas.
Neste estado temos quatro entidades que representam oficialmente a nossa classe. A primeira delas, a Atasc - Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina -, foi fundada em 24 de julho de 1977, em Chapecó, cidade que me acolheu aos 18 anos de idade.
Apesar de ter complementado o ensino superior e também me dedicado a outras áreas do conhecimento, orgulho-me de dizer que estou neste Parlamento na condição de deputado em virtude dos quase 22 mil votos que recebi, oriundos da classe dos técnicos agrícolas, dos meus amigos e da comunidade que represento. Contudo, os técnicos agrícolas tiveram um papel de destaque na minha caminhada, até porque tive a oportunidade, lá em Chapecó, de iniciar como associado e logo em seguida ser secretário, tesoureiro, vice-presidente estadual e, finalmente, de 1996 a 2000, presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina.
No dia 30 agosto de 1987, na cidade de Lages, foi fundado o Sintagri, que é o sindicato que representa todos os técnicos agrícolas vinculados a empresas públicas ou privadas. No dia 15 de fevereiro de 1990, na cidade de Concórdia, foi fundado o Conea - Conselho Estadual do Ensino Agrícola -, que ajudou a revolucionar o ensino agrícola do estado e que todos os anos realiza um provão para avaliar o ensino de todas as escolas agrícolas.
Temos acompanhado a evolução do ensino nas escolas agrícolas de Santa Catarina e sabemos que nosso estado já é referência nacional nessa área. Por isso, o nosso louvor a todas as escolas agrícolas do estado!
No dia 13 de outubro de 1996, eu era presidente da Atasc e tive a alegria de presidir o ato de fundação da Cooperativa dos Técnicos Agrícolas, na cidade de São Ludgero.
Portanto, temos uma história de empenho e sucesso no país, porque se analisarmos o setor do agronegócio em Santa Catarina, o crescimento das indústrias ligadas à área rural, o crescimento do comércio da maçã, do alho, o crescimento da suinocultura e da avicultura, veremos que muito se deve aos técnicos agrícolas, que levam permanentemente conhecimento e assistência técnica ao produtor estadual, cujo setor é um verdadeiro alicerce da nossa economia.
Por isso, convido todos os srs. deputados e todos os que nos acompanham pelos meios de comunicação da Alesc a prestigiarem, no dia 5 de novembro próximo, a sessão especial que homenageará, a partir das 19h, os técnicos agrícolas pelo seu dia!"
(SEM REVISÃO ORADOR)