Pronunciamento

Altair Silva - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/05/2008
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Quero cumprimentar neste momento o deputado Antônio Aguiar, que preside a sessão, os telespectadores da TVAL, os ouvintes da Rádio Alesc Digital, as sras. deputadas e os srs. deputados.
Vimos à tribuna desta Casa para agradecer à comissão de Turismo e Meio Ambiente, presidida aqui pelo deputado Décio Góes, por ter aprovado o nosso requerimento para que no dia 6 de junho, na cidade de Chapecó, promovermos uma audiência pública sobre a água.
A água é um grande desafio da humanidade e a maior riqueza que circula sobre a face da terra. Para se ter uma base, 97% da nossa água é do mar e, portanto, não é própria para o consumo; 1,75% da água é água congelada que está nos pólos; 1,43% é água que está no subterrâneo; e apenas 0,07% é água própria para o consumo.
Chapecó e toda a região oeste enfrentam grandes desafios no abastecimento de água, quer para as cidades, quer para a atividade da agropecuária, especialmente a suinocultura e a avicultura. Em Chapecó há apenas um santo, ou seja, Lajeado São José, que abastece de água a nossa cidade. Recentemente, num pequeno período de estiagem, vários bairros ficaram sem o atendimento de água indispensável na vida de cada um de nós. Além disso, importantes empresas da nossa cidade tiveram que paralisar as suas atividades por absoluta falta de água.
Por isso, na condição de deputado nesta Casa, propusemos a realização de uma audiência pública sobre a água, no sentido de encontrar soluções, alternativas, para o abastecimento, porque a pujança do nosso povo empreendedor precisa de soluções, principalmente para a água.
Portanto, quero deixar aqui o nosso registro de agradecimento.
Os deputados Manoel Mota e José Natal há pouco falaram de agenda positiva, e eu acho isso uma idéia maravilhosa. Compactuo com a agenda positiva e trago a esta Casa um desafio para nós a construirmos.
Na semana passada estive no sul do estado reunido com os técnicos agrícolas, também estive na região de Campos Novos, reunido, e igualmente no oeste. Estamos realizando um trabalho muito grande de incentivo ao consumo da carne suína, deputado Moacir Sopelsa. Graças ao crescimento da renda per capita do brasileiro, temos que reconhecer e registrar que o governo federal soube administrar essa política empreendedora de elevação do poder de compra do salário mínimo.
A suinocultura é uma atividade muito importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado. E dentro dessa agenda positiva, sei que o governo do estado fez várias viagens à Rússia, no sentido de abrir esses mercados. E essas viagens custaram quanto aos cofres públicos e que resultados trouxeram?
Faço um desafio aqui: que parte desses recursos, inclusive das diárias das Regionais, seja investida na promoção do incentivo do consumo da carne suína. Se elevarmos um pouquinho mais o consumo aqui, dentro do nosso próprio país, aproveitando o crescimento da nossa economia, a elevação do salário mínimo, teremos, sim, um fortalecimento da economia do agronegócio, de forma sustentável, estabelecido na economia do próprio país.
Então, deputado Manoel Mota, deixo aqui a agenda positiva: vamos reduzir parte das diárias das Regionais, diminuir as viagens para a Rússia e investir mais no nosso produtor, para que essa agenda positiva, deputado José Natal, concretize-se na sua realidade.
O Sr. Deputado Silvio Dreveck - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Pois não!
O Sr. deputado Silvio Dreveck - Deputado Altair Silva, lamento interpelá-lo, mas ouvindo a grande manifestação, principalmente do deputado Manoel Mota, de que o governo realmente tem realizado muito por Santa Catarina - e o que tem realizado, nós temos que reconhecer -, acho isso um exagero de badalação. Então, preocupa-me e venho com tristeza a este microfone fazer essa manifestação.
Ontem, em Canoinhas, a Escola Estadual Rodolfo Zepperer, localizada na avenida Expedicionário, n. 566, Água Verde, 582 alunos tiveram aula na rua, porque desde 2005 a escola está em reforma, mas não se conclui. Ela foi inaugurada, mas não funciona - e isso está dito no próprio jornal.
Digo isso com tristeza, porque essas Regionais, como v.exa. colocou, realmente não têm utilidade! Um secretário Regional, com todo aquele grupo de pessoas, não consegue ver uma escola nesse estado e não é capaz de informar o governador! Sua Excelência vai às regiões e não é informado do que está acontecendo! Por isso que aqui na Assembléia há muitas vezes o exagero de se informar o que se realiza, mas não se busca a informação do que não se realiza. E de fato temos a obrigação de, em nome da população catarinense, trazer aqui o que está acontecendo.
Então, é com tristeza que venho dar essa informação, porque isso não é bom para nós, catarinenses, não é bom para a educação, independentemente do governo. E essas coisas não podem se arrastar por tanto tempo sem que se tome nenhuma providência. E o próprio jornal de hoje traz uma matéria dizendo que em Joinville inaugura-se mais um hospital, mas não funciona.
Lamentamos e agradecemos pela oportunidade aparte.
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Agradeço o seu aparte, nobre deputado.
O Sr. Deputado Jaime Pasqualini - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Pois não!
O Sr. Deputado Jaime Pasqualini - Deputados Altair Silva e Manoel Morta, como seria possível construir uma agenda positiva, se nos chega às mãos uma denúncia dando conta de que, com relação ao aeroporto de São Joaquim, foi anulada a concorrência feita por este governo? Falarei sobre isso amanhã, deputado.
Obrigado pela oportunidade do aparte!
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Agradeço, nobre deputado.
Realmente, temos grandes desafios para construir essa chamada agenda positiva. E posso aqui dizer que, dentro dessa agenda positiva, na semana passada estivemos em Brasília, no ministério das Cidades, deputado Pedro Uczai, e temos a proposição de um ministro ir a Chapecó para inaugurar e acompanhar as obras do PAC na região e, dentro delas, disponibilizar recursos para viabilizar o estudo de um novo plano diretor para aquela cidade que não agrida o meio ambiente e proteja o desenvolvimento sustentável da nossa cidade.
Dessa forma, essa agenda positiva é criar soluções concretas, visíveis, com baixo custo para a população. E aí digo: estabelecer um programa de incentivo ao consumo da carne suína é uma forma de fazer com que a nossa economia dê um grande salto para todos os catarinenses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)