Pronunciamento

Altair Silva - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/08/2017
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Saúda os chapecoenses que estão comemorando o centenário daquele município com vários eventos ocorridos nos dias 24 e 25, agradecendo a presença do presidente da Assembleia Legislativa naquela ocasião. Registra que Joaçaba, Porto União e Mafra também comemoraram o seu centenário, e cumprimenta os representantes da cidade de Taió, presentes no plenário para divulgar a Festa do Centenário da Colonização daquele município.
Fala sobre a atividade leiteira, no oeste de Santa Catarina, que é uma das principais atividades econômicas catarinense, e uma das maiores bacias leiteiras do mundo, graças ao trabalho e à dedicação incansável dos técnicos e profissionais da área. Registra que hoje os produtores estão encontrando dificuldades, pela queda do consumo e, também, pelo aumento da importação do leite em pó do Uruguai e da Argentina, o que está agravando a situação, que já é difícil durante o inverno.
Destaca que o ministro Blairo Maggi anunciou a formação de um grupo de trabalho para evitar a triangulação, isto é, o produto entrar no Brasil através de um país que produz pouco, como o Uruguai, prejudicando assim a economia brasileira, e afetando duramente os produtores rurais, a maioria da agricultura familiar.
Ressalta que as Câmaras de Vereadores, através de várias moções, solicitam que esta Casa busque medidas junto ao Ministério da Agricultura para conter a importação do leite, pois a situação está desestimulando os produtores a permanecerem na atividade, aumentando assim o êxodo rural e os problemas dele decorrentes. Adverte sobre a necessidade de soluções urgentes para a cadeia produtiva do leite, dando estabilidade para as famílias que se dedicam à produção, apelando à Casa Legislativa somar esforços neste sentido. [Taquígrafa: Sara]