Pronunciamento

Altair Silva - 108ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Sr. presidente, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, quero, nesta manhã, falar sobre a Associação Comercial e Industrial de Chapecó. A referida associação foi fundada em 10 de maio de 1947, mas os seus idealizadores, em 1940, sentiam a necessidade de criar uma entidade que representasse o setor empresarial, econômico, da cidade de Chapecó, município fundado em 1971 por colonizadores de origem italiana, alemã e poloneses, oriundos do Rio Grande do Sul.
Mas Chapecó, com a criação da Associação Comercial e Industrial, passou a ter na vanguarda do desenvolvimento econômico um apoio na referida associação. E em dezembro de 1999, passamos a ter uma nova sede própria, denominada Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó, onde no mesmo prédio estão o CDL e o Sicom.
Tive a oportunidade de ser membro da referida associação pela empresa que participo como presidente da Câmara do Jovem Empresário, sendo um dos fundadores. E participei da diretoria por duas gestões, quando colaborei muito e aprendi com o ambiente o que é a associação, que ao longo de sua história lá passaram muitos ex-presidentes, grandes lideranças, que contribuíram para o desenvolvimento não apenas de Chapecó, mas de todo grande oeste. A começar pelo primeiro presidente, nosso saudoso Serafim Enoss Bertasso, que leva nome do aeroporto de Chapecó, porta principal de entrada e segundo mais movimentado do sul do Brasil, perdendo apenas para Foz do Iguaçu.
O atual presidente é um jovem que está desempenhando um grande trabalho para o fortalecimento das questões macroeconômicas do grande oeste, principalmente na duplicação da BR-282, na viabilização das ferrovias, tanto na ferrovia do milho quanto na ferrovia da integração. Enfim, a Associação Comercial é a vanguarda juntamente com outras entidades igualmente importantes para o desenvolvimento da nossa região.
E no dia de hoje é um dia muito especial, pois a Associação Comercial se reúne numa confraternização, num grande evento, onde haverá a escolha do empresário do ano. Todos os anos a entidade promove esse evento da escolha do empresário do ano.
Hoje teremos em Chapecó um novo empresário do ano. E isto é uma forma de estimular a participação da comunidade, a forma de estimular o empreendedorismo. Não é só avaliado o crescimento econômico da empresa, os investimentos nas áreas sociais, mas a participação do dia a dia deste empresário na contribuição para o desenvolvimento econômico de Chapecó e região.
Estaremos lá representando a Assembleia Legislativa. E a Associação Comercial tem um ponto muito interessante. Na vanguarda desse desenvolvimento da geração de empregos, o associativismo é uma entidade muito bem administrada, que sobrevive de recursos próprios, da contribuição do empresariado. Ela tem autonomia para executar as atividades e é composta por um conselho consultivo, em que todos os ex-presidentes fazem parte. Esse conselho também tem a função de fiscalizar, controlar e orientar todas as ações da diretoria executiva.
A ACIC foi uma das pioneiras a implantar em Chapecó os núcleos setoriais, porque numa organização há necessidade da formação de núcleos específicos. E atualmente a Associação Comercial conta com o núcleo do centro de informação de condutores, o núcleo das empresas gráficas, o núcleo das empresas de tecnologia de informação e comunicação, o núcleo de agência de viagem em turismo, o núcleo dos profissionais da beleza, o núcleo das consultorias, o núcleo dos empresários da grande EFAP.
É uma região que tem se desenvolvido muito; é o bairro que mais tem crescido de Chapecó. Lá estão localizadas as duas principais empresas do agronegócio de Chapecó, que são a BRF, a Sadia e a Aurora. E agora além de abrigar a UnoChapecó, a maior instituição de ensino comunitário da cidade, juntamente com a Unoesc, abriga também a Universidade Federal da Fronteira Sul.
Então, lá tem um núcleo específico para os empresários daquela região, o núcleo de comércio exterior e logística, o núcleo oeste de agência de propaganda, o núcleo do jovem empreendedor e o núcleo dos profissionais da saúde. De forma que todos os setores da economia estão organizados na forma de núcleos.
E hoje será um grande evento que reúne mais de 600 empresários. A escolha será pelo voto de cada empresa associada à Associação Comercial e Industrial de Chapecó, por voto secreto. E após o escrutínio dos três principais empresários mais votados vai para a votação final e é escolhido o empresário do ano. Então, a expectativa é grande.
É sempre um evento com a casa cheia, sr. presidente, um evento para comemorar uma entidade que tem contribuído muito para o desenvolvimento econômico do grande oeste, para que a cidade de Chapecó e, agora com a recente conquista da Chapecoense na série A, também os investimentos que está recebendo, como o novo acesso em parceria com o governo estadual e federal, a recuperação da SC-480 do trecho Goio-Ên.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eu quero cumprimentá-lo e dizer que foi a coisa mais linda a vitória da Chapecoense no campeonato da segunda divisão, ganhando em casa, ganhando fora. Eles podem deitar e rolar, porque estão de parabéns. Com certeza já que fizeram um campeonato lindo na segunda divisão, vão fazer melhor ainda na primeira divisão, por isso, o povo de Santa Catarina está orgulhoso. E o Criciúma nessa virada também irá ficar na primeira divisão, porque isso é importante também para Santa Catarina.
Parabéns, deputado. Faça a festa, porque v.exa. merece.
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Muito obrigado, deputado, pelo aparte, pelo elogio à Chapecoense. Nós estamos torcendo para que o estado de Santa Catarina tenha mais times na série A, e o Criciúma, o Figueirense também tem chance.
Agradecemos por essa oportunidade, sr. presidente, e queremos registrar a presença dos servidores da área pública que estão prestigiando esta sessão. É uma alegria retornar hoje para Chapecó e participar desse importante evento. Também na sexta-feira e no sábado teremos um grande encontro dos técnicos agrícolas, na cidade São Joaquim, que irão fazer uma confraternização sobre modalidade esportiva.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)