Pronunciamento

Altair Silva - 088ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/10/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Quero saudar todos os telespectadores da TVAL, os ouvintes da Rádio Alesc Digital e fazer um registro acerca de uma empresa que nasceu na cidade de Seara e que hoje é uma das 100 maiores distribuidoras de alimentos do país, que é a Finco Alimentos, que completou 20 anos de atuação no segmento e que é dirigida pelo nosso amigo Mauro Finco.
Hoje pela manhã e ontem à noite recebi ligações de lideranças do município de Saltinho, no oeste de Santa Catarina, localiza a praticamente 100km de Chapecó, em direção do Paraná. O referido município, na última sexta-feira, sofreu uma forte chuva de granizo, que atingiu aproximadamente 700 moradias e as atividades agrícolas com prejuízos enormes. No sábado foi acionada a Defesa Civil, sendo que na terça-feira já estavam sendo consertados os telhados das casas - mais de 18 mil telhas Eternit, que chegaram a Saltinho em carretas, foram utilizadas.
Por isso, as lideranças daquele município solicitaram que fizéssemos uso da tribuna para agradecer ao estado de Santa Catarina, especialmente à equipe da Defesa Civil, que teve uma ação rápida e atendeu muito bem a comunidade.
Quero agora me referir à Efapi, que terá início neste final de semana, em Chapecó, cidade pela qual fui adotado e onde resido há praticamente 30 anos. Trata-se da maior feira multissetorial do sul do Brasil e compara-se às grandes feiras nacionais, como, por exemplo, a Expointer.
Eu tenho uma ligação muito forte com o setor agrícola e para termos uma base, na região de Chapecó, comparada ao Brasil ou o grande oeste, a bacia leiteira já é uma referência do crescimento para a economia da nossa região.
O crescimento médio da produção leiteira no Brasil é algo em torno de 4% ao ano, ou seja, um pouco maior que o crescimento da própria economia nacional. Mas o crescimento da bacia leiteira do grande oeste de Santa Catarina está na faixa de 17,1%, tornando o nosso estado o quinto maior produtor de leite do país. Estamos atrás apenas de Goiás, que é o quarto produtor, do Paraná, que o terceiro, do Rio Grande do Sul, que é o segundo, e de Minas Gerais que, com 27,3% da produção nacional, ocupa disparadamente o primeiro lugar.
Mas Santa Catarina, que tem apenas 1% do território nacional, tem 7,9% da produção brasileira de leite, sendo que desse percentual, 70% estão localizados no grande oeste.
A Efapi, que é a maior festa de Chapecó, será realizada este ano de forma muito especial, pois estamos aguardando a participação de mais de 650 expositores, com uma expectativa de comercialização na ordem de R$ 120 milhões.
Também nesta sexta-feira, em Chapecó, será reinaugurada a antiga rua Araras, rebatizada de avenida Deputado Federal Ernesto José de Marco, que desafogará o trânsito da região onde se realiza justamente a grande Efapi, região que tem crescido muito e onde se concentram as universidades e as grandes agroindústrias do município.
Portanto, estamos aproveitando este momento para convidar todos para participarem da Efapi. Espero, inclusive, que a bancada estadual esteja presente à abertura da feira, que ocorrerá no próximo sábado, às 10h30. Ficaremos muito orgulhosos com a presença de todos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)