Pronunciamento

Altair Silva - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2020
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Diz que o estado catarinense tem grande importância na economia brasileira, é o 6º maior arrecadador de tributos, possui a menor taxa de desemprego, uma conquista inédita. Porém, o Governo Federal há anos está em débito com Santa Catarina, pois a proporção de retorno que o estado recebe é muito inferior ao que envia para Brasília.
Registra que ocorreu, na última sexta-feira, no Hospital Regional de Chapecó, a inauguração da nova ala denominada Doutor Valmor Lunardi, que foi grande médico na cidade e grande ser humano e, que recebeu justa homenagem. Agradece a todos que participaram, primeiro da decisão de expansão do hospital, e após, na ampliação da nova ala. Comenta que o mesmo tem a maior taxa de produtividade no estado, e que agora com a nova ampliação vai beneficiar toda a comunidade do oeste catarinense. Destaca que a cidade tem recebido grandes investimentos públicos e privado, principalmente por conta da Cooperativa Central Aurora, que tem investido muito na avicultura, e é considerado o maior frigorífico da América Latina em abates de suínos. Há também na região a unidade da BRF, a Universidade Federal da Fronteira Sul. Porém, ressalta que existe na área grande dificuldade de trânsito, e agora recentemente em parceria com a Prefeitura de Chapecó, o governo estadual está investindo R$ 25 milhões para construir o acesso que liga a SC-283 e a SC-282, ou seja, irá desafogar o tráfego. Informa que no próximo dia 10 de março, está previsto a abertura de propostas do edital da concessão do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, principal entrada área do oeste catarinense, e que atende norte e noroeste do Rio Grande do Sul.
Demonstra preocupação em relação à Base da Polícia Militar instalada no Bairro Efapi, em Chapecó, comandada pelo Tenente-coronel Ricardo Alves da Silva, que afirmou que a unidade pode vir a ser fechada por falta de infraestrutura. Encerra, apelando ao governo estadual que tome providências, procure alternativas para que não feche a base militar, que é de suma importância para a comunidade chapecoense. [Taquígrafa: Ana Maria]