Pronunciamento

Altair Silva - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/11/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Boa-tarde, sr. presidente, quero saudar todos os telespectadores da TVAL, também da Rádio Alesc Digital, e também relatar que na noite de ontem, na cidade de Chapecó, deputado Narcizo Parisotto, que foi muito bem representado, assim como o deputado Gelson Merisio e a deputada Luciane Carminatti, realizamos uma sessão Solene em homenagem a Associação Chapecoense de Futebol, e um dos fatores principais que ocorrem em uma homenagem são as pessoas presentes chorarem de emoção, de alegria.
No centro de eventos, presentes muitas lideranças prestigiando o ato solene, o relato do presidente da Chapecoense foi marcante valorizando Deus, a família, o trabalho, e, principalmente, valorizando o trabalho de equipe, que elevou a Chapecoense à condição de vice-campeã da série B, proporcionando o acesso a série A.
As palavras do técnico Gilmar foram emocionantes, relatando a sua trajetória, inclusive afirmando que quis o destino que um filho da região, mais precisamente de Quilombo, próximo a Chapecó, no grande oeste, tivesse a oportunidade de ser o técnico da Chapecoense num momento muito importante da história do clube, que neste ano completa 40 anos.
Realmente foi um momento muito especial. Quem falou em nome dos patrocinadores foi o Neivor Canton, vice-presidente da Cooperativa Aurora, que relatou a importância e a união dos patrocinadores, que fez com que a Chapecoense tivesse uma estrutura mínima para desenvolver um trabalho que foi a ascensão da série C para a série B, e agora alcançando a máxima do futebol que é chegar à série A.
Sr. presidente, foi um momento muito distinto, e eu quero registrar a atuação de toda equipe da Assembleia Legislativa que esteve em Chapecó para trabalhar desde a organização do evento à condução dos trabalhos. É uma equipe que trabalha com harmonia e que atendeu muito bem todos os que estavam presentes e conduziu o trabalho com maestria até o final da sessão. Foi um momento especial e quero deixar registrado nesta Casa a participação dos colaboradores desta Casa Parlamentar.
Os 60 dias na condição de deputado estadual passam muito rápido, mas é uma oportunidade para honrar os praticamente 22 mil eleitores que depositaram a confiança neste deputado e no partido, que tem proporcionado e liberado nesta Casa o rodízio entre os titulares e suplentes.
Nesta semana os 60 dias estão se encerrando. Amanhã também farei uso da palavra, mas desde já começo a me despedir com um agradecimento muito especial. Tivemos a sessão especial dos técnicos agrícolas aqui nesta Casa, profissionais ligados ao setor do agronegócio que tem liderado a participação do produto interno brasileiro, e do produto interno aqui de Santa Catarina na ordem de 37%, com a força do agricultor e de todos os demais profissionais do agronegócio, que tem feito uma referência para o Brasil e para o mundo, fornecendo alimento de qualidade, e Santa Catarina se destaca neste quesito.
Ontem também tivemos a oportunidade de participar de um fórum da Fiesc, promovido em conjunto com a Unoesc, que se tratava das prioridades que o grande oeste precisa para se manter competitivo ao longo dos anos.
E o grande oeste, que tem sido um exemplo para a economia brasileira de superação e esforços, numa região em que a topografia não é tão favorável, tem sido destaque na avicultura, na suinocultura, e agora mais recentemente, o grande oeste vem se transformando num grande polo de produção leiteira no Brasil, especialmente aqui em Santa Catarina, onde o grande oeste responde por 70% da produção do leite.
Evidentemente, todo este cenário precisa de logística. O nosso principal corredor, que liga o litoral a BR-282, se encontra na mesma situação da BR-101 há 20 anos atrás. Precisamos urgentemente viabilizar a duplicação da BR-282.
E amanhã darei segmento ao pronunciamento do dia de hoje, mas agradeço, sr. presidente, pela oportunidade, pela distinção que esta Casa tem proporcionado a um humilde suplente de deputado, que chega aqui com o propósito de trabalhar para melhorar a vida de todos os catarinenses.
Por isso, sr. presidente, muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)