Pronunciamento

Altair Silva - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/10/2013
O SR. DEPUTADO ALTAIR SILVA - Quero cumprimentar todos os telespectadores da TVAL, da Rádio Digital, o presidente desta sessão, deputado Padre Pedro.
Quero me associar às palavras de todos os deputados que me antecederam em homenagem ao Dia do Professor.
Tenho certeza de que cada um de nós quando falamos dos professores lembramos o primeiro professor. No meu caso, o professor Roberto e em seguida a professora Carminha.
Tenho certeza de que esses professores nos inspiraram na caminhada dos estudos. E todos nós somos fruto do estudo que vamos adquirindo ao longo da vida, e os professores marcam muito a nossa existência. Por isso, o dia 15 de outubro é um dia especial.
A minha esposa é professora, atua na área da educação infantil. O privilégio é exatamente de conduzir os primeiros passos, as primeiras orientações, quando as crianças entram na escola. Eu cito o exemplo do Japão que na segunda Guerra Mundial estava com a sua economia arrasada, os meios de produção totalmente destruídos e precisava começar a reconstrução de um novo país.
O imperador do Japão, naquele momento, tomou uma grande decisão dizendo que os únicos profissionais que poderiam usar toga no exercício da sua profissão seriam os professores. E junto com essa decisão de valorizar os professores também denominou que os professores fossem os profissionais mais bem remunerados daquele país. Passados alguns anos, queremos fazer uma pergunta: O que é o Japão em termos de educação? Um país praticamente do tamanho de Santa Catarina, com mais de 140 milhões de habitantes, que se transformou numa potência econômica mundial, graças ao trabalho revolucionário da educação.
Sabemos que a educação é a base formadora e reformadora da consciência humana. Sabemos que o nosso país ainda tem uma dívida muito grande para com a educação, para com os professores. E todos nós precisamos resgatar esse desafio que é a valorização da educação.
Vejo que muitas das escolas estaduais precisam manter cantinas para vender merendas, no sentido de angariar recursos para a manutenção das escolas. Sei que o governo do estado tem projetos muito importantes em todas as áreas. E aqui também quero deixar a nossa contribuição para se investir ainda mais na educação, fazendo com que cada escola possa ter uma base de orçamento para poder estar sempre cuidando da sua automanutenção, fazendo um processo de melhoria contínua, porque o ambiente onde estudamos tem muito a ver com a qualidade. Temos muitas escolas boas, mas em alguns municípios temos escolas que precisam ser melhoradas. Esse é um desafio que lançamos aqui no Dia do Professor.
Quero deixar aqui registrado que não nos devemos lembrar-nos dos problemas apenas no dia 15 de outubro, mas em todos os dias.
Tem um axioma de Bernardo Ganzélez Pecotche que define que o saber é a razão de ser da existência do homem na terra. A primeira e a última de suas tarefas. Portanto, o saber é o conhecimento mais importante que podemos acumular ao longo de nossas vidas.
Por isso, parabéns a todos os professores e que todos se sintam agraciados em nome da Assembleia Legislativa e em nome de todos os deputados.
Estivemos na Efapi, em Chapecó, com a presença do deputado Moacir Sopelsa, de onde ele saiu muito feliz. Tivemos a oportunidade de participar da inauguração do novo centro de distribuição da Aurora, uma unidade que vai trabalhar a distribuição principalmente na região oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. É uma empresa catarinense com sede aqui no estado, mais precisamente em Chapecó, levando a marca Aurora para todo o recanto deste país e exportando para fora do Brasil.
Um exemplo da pujança da Aurora foi o desafio que assumiu na retomada da unidade do frigorífico de Joaçaba. E no mês de novembro já se inicia a fase de contratações. Primeiro serão contratados 500 funcionários e logo em seguida mais 500. Serão mil empregos diretos, além de movimentar toda a cadeia produtiva do agronegócio que é o setor que mais gera emprego neste país. No balanço do superávit primário, da economia nacional, lá está o agronegócio liderando o saldo positivo da nossa balança comercial.
Por isso, quero parabenizar a Aurora pela recuperação da unidade de Joaçaba, que já tem data para iniciar o funcionamento. No dia 1º de janeiro de 2014, o oeste catarinense estará comemorando a reabertura de uma unidade que vai gerar mais de mil empregos e oportunidades para o povo de todo o grande oeste, uma vez que essa unidade é focada na exportação principalmente da carne suína.
Parabéns a todos os dirigentes.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)