Pronunciamento

Ada De Luca - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/08/2009
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, primeiramente, quero reportar-me ao nobre companheiro, deputado Julio Garcia, que, infelizmente para nós - e também para ele, porque irá sentir saudades dos colegas -, vai ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
O deputado Julio Garcia, que hoje está radicado na cidade de Criciúma, é um exemplo de político, inclusive de presidente da Assembleia Legislativa, e merece o respeito de todos nós - e sei que ele o tem -, de toda esta Casa e dos seus funcionários, pela sua humildade, pela sua tranquilidade, pela sua elegância e pela sua diplomacia.
Parabéns, deputado Julio Garcia! Espero que a sua nova jornada seja repleta de sucesso! Nós sentiremos, com certeza, a sua falta neste plenário.
Agora quero fazer um relato festivo que me foi solicitado. E como uma boa italiana, não poderia deixar de fazê-lo.
(Passa a ler.)
"A família De Luca, originária da Comune de Fregona, Treviso, Itália, uma das famílias italianas fundadoras de Criciúma em 1880, prepara mais um grande encontro, como tem feito anualmente. A família já organizou encontros em Criciúma, Maracajá, Turvo, Florianópolis, Mina do Mato, São Roque, locais onde teve destacada participação. Este ano será na gostosa cidade de Meleiro.
Nos últimos 500 anos da construção do Brasil, a família De Luca, originária de Osigo, Fregona, Itália, participa há 130 anos. Construímos escolas, igrejas e hospitais; fundamos povoados e cidades; produzimos alimentos, máquinas, pisos e azulejos, roupas masculinas e femininas, moda social e muito trabalho; praticamos o comércio, prestamos serviços em medicina, educação, seguro, pesquisa, oficina, nos mais variados setores. Esses encontros têm como objetivo homenagear todos os antepassados e estreitar os laços familiares.
Os primos organizaram uma associação, devidamente registrada, reconhecida de utilidade pública, que se mantém com uma contribuição anual dos seus associados.
O pioneiro em Meleiro foi Celeste De Luca, com sua esposa Luigia Dal Pont. Nascido na Itália, Celeste chegou a Meleiro no início do século XX com as primeiras sementes de arroz que seus descendentes, e tantos outros, continuam a plantar e garantem a sobrevivência de muitos catarinenses.
Também Clara Assumpta De Luca, casada com Demetrio Dario, chegou a Meleiro no início do século XX; assim como Augusta De Luca e José Maccarini; Augusta Inocência De Luca, casada com Augusto Peruchi. Augusto Peruchi foi um famoso pedreiro e construtor civil, tendo edificado algumas das casas e prédios mais conhecidos da cidade de Meleiro, inclusive a igreja matriz, a prefeitura municipal e o Hospital São Judas Tadeu.
Cito também Maria de Luca e seu esposo Batista Meller.
A família De Luca uniu-se em casamento com as famílias: Maccarini, Dario, Meller, Gonçalves, Savi, Piazza, Venzon, Stradiotto, Rovaris, Dal Pont, Sibin, Vizintin, Bendo, Griju, Costa, Vitoretti, Perucchi, Zanetti, Pavei, Felício, Bueno, Pazini, Mezzari, Faraco e outras que continuam com destacada atuação na cidade de Meleiro.
O encontro do dia 20 de setembro começará com uma missa às 10h, tendo depois um grande almoço. Espera-se mais ou menos de 2.000 a 2.500 pessoas e haverá a apresentação de corais, inclusive o coral da própria família, e também sorteio de brindes.
Agradecemos a Deus por nossas famílias e pedimos que nos ajude a trilhar o caminho do bem, da ética, da moral e do amor ao próximo."
Eu gostaria de dizer que se algum deputado quiser comparecer ao evento será um grande prazer.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)