Pronunciamento

Ada De Luca - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/04/2014
A SRA. DEPUTADA ADA FARACO DE LUCA - Sr. presidente, srs. deputados, público que acompanha esta sessão, assomo esta tribuna para fazer um pronunciamento que talvez não interesse a muita gente, mas os pais responsáveis, as mães e avós responsáveis terão bastante interesse em escutar.
(Passa a ler.)
"Quero parabenizar a secretaria da Saúde, sim, através da equipe da diretoria de Vigilância Epidemiológica e do seu diretor Eduardo Marques Macário pelo grandioso trabalho, na campanha de vacinação do HPV, superando o objetivo. Foram vacinados 85,43% das adolescentes, o que representa 126.941 garotas na faixa etária de 11 a 13 anos.
A vacinação começou a ser disponibilizada gratuitamente a partir do dia 10 de março. A meta do ministério da Saúde para Santa Catarina e da diretoria de Vigilância Epidemiológica era imunizar 125 mil adolescentes.
Quero parabenizar toda esta equipe e os municípios que se articularam para disponibilizar a vacina nas escolas públicas e privadas, assim superando os números planejados pelo ministério da Saúde.
A vacina utilizada no Brasil é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e usada como estratégia de Saúde Pública em 51 países. Desde o lançamento desta vacina, em 2006, mais de 170 milhões de doses foram aplicadas no mundo. Estimativas indicam que 270 mil mulheres no mundo morreram devido ao câncer de colo do útero.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos, em decorrência da doença, apenas neste ano. A vacina do HPV previne contra quatro tipos de vírus.
Isso precisa ser dito aqui de público, transmitido pela TVAL para que nós, mulheres, possamos espalhar a importância dessa doença. Dois deles correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero. O vírus pode infectar a pele e mucosas e possui mais de 100 tipos.
Ao menos 13 tipos de vírus podem desenvolver câncer. Esta é a causa que desencadeia o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres no país.
Estudos comprovaram que de todas as meninas que receberam a vacina antes da atividade sexual, 98% desenvolveram a imunidade."
E nós temos que estar sempre atentos para que essa desgraça não chegue à família nenhuma e tão pouco aos nossos jovens.
(Continua lendo)
"E se uma menina que já teve contato com HPV, não se pode se garantir a imunidade.
Depois de dois anos de vida sexual ativa, 50% das pessoas já têm o HPV.
Quero alertar, ainda, mesmo com o término da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano - HPV -, a imunização gratuita continua disponível.
Qualquer menina que não vacinou ou que vai completar 11 anos nos próximos meses basta procurar o posto de saúde local.
E a segunda dose da vacina será aplicada nos postos de saúde seis meses após a primeira dose. A terceira deve ser feita daqui a cinco anos, também nos postos de saúde.
A partir de 2015, o público será expandido para meninas entre 9 e 13 anos."
Então, senhores pais e mães, observem essas datas de reforço da vacina contra o HPV, pois há se é alguma coisa sagrada na vida é a saúde. E antes de encerrar quero destacar que hoje inicia a campanha de vacinação contra a gripe nas escolas e nos postos de saúde. Vamos nos prevenir também da gripe. A saúde não tem preço!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)