Pronunciamento

Ada De Luca - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2014
A SRA. DEPUTADA ADA FARACO DE LUCA - (Passa a ler.)
"Boa-tarde, sr. presidente, membros da Mesa, caros colegas deputados, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital e imprensa em geral.
Ocupo esta tribuna, na data de hoje, com bastante satisfação, para registrar um grande passo que está se dando para o desenvolvimento da região carbonífera do sul do nosso estado.
O senador Luiz Henrique da Silveira, com o nosso vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário da Fazenda, dr. Gavazzoni, representando o governo de Santa Catarina, estiveram reunidos em Nova Iorque com os diretores da empresa Transgas - Desenvolvimento de Sistemas, onde assinaram um memorando de implantação de projeto carboquímico em Santa Catarina, na região de Criciúma, minha terra natal.
O nosso estado foi considerado pela Transgas uma localidade promissora para investimento de grande magnitude. Por isso, em dezembro passado, o governo do estado já havia recebido a visita da Transgas e assistido a uma apresentação sobre a tecnologia de gaseificação do carvão.
A produção em grande escala de subsídios para a indústria contribuirá, sim, para o fortalecimento da posição do nosso estado no setor manufatureiro nacional e do comércio internacional.
Com esse projeto serão produzidos insumos que estão no foco de Santa Catarina: fertilizantes, a partir da gaseificação do carvão com a extração de nitrato de amônia e ureia, e, posteriormente, gás sintético para atender à demanda, hoje reprimida pela falta do gás natural do Brasil/Bolívia. E a Transgas é detentora da tecnologia necessária para essa produção.
Somente a título de conhecimento, vejam, srs. deputados, que com essa tecnologia de gaseificação do carvão também é possível produzir gasolina pura, diesel, combustível para aviões, GLP, polipropileno para plásticos, explosivos, nitrogênio e outros gases industriais.
Após a liberação das licenças ambientais, deputado Romildo Titon, a implantação efetiva desta indústria deverá ocorrer em quatro anos e terá investimentos de aproximadamente dois bilhões e 700 milhões de dólares. Para os senhores terem uma ideia do que isso representa, esse investimento equivale à instalação de 12 fábricas da BMW, igual à que está se instalando em Araquari.
Essa indústria terá capacidade, depois de concluída, de produzir seis mil toneladas por dia de nitrato de amônia e ureia, componentes para produção de fertilizantes, além de outros subprodutos como o enxofre.
Srs. deputados, a empresa, que será definida após análises de logística, custos de transporte dos insumos e produtos, deverá se instalar nas proximidades das jazidas de carvão da nossa região de Criciúma. Essa empresa trará grandes reflexos econômicos para toda região, principalmente para Tubarão e Imbituba, em razão da ferrovia Tereza Cristina e do porto de Imbituba, para transportar o volume expressivo da produção.
Vejam, srs. deputados, a importância desse projeto para Santa Catarina no cenário nacional: o Brasil hoje é o maior produtor de grãos do mundo e importa 80% de seus fertilizantes, consequentemente, não iremos precisar mais de 80%.
Com esse projeto implantado em Santa Catarina, o nosso estado pode tornar-se um grande produtor de fertilizantes e fazer o nosso país autossutentável nesse segmento. Esse acordo firmado entre o nosso governo e a empresa Transgas, acontece num momento muito importante, pois está para ser regulamentada, em breve, a lei de regime especial de incentivo ao desenvolvimento da infraestrutura da indústria de fertilizantes no Brasil, o que irá atrair grandes investimentos estratégicos para fomentar a indústria de fertilizantes no Brasil e, assim, teremos custo do grão bem menor e com mais facilidade para a sua importação.
Deste modo, Santa Catarina sai na frente e dá um passo para se tornar referência nacional na produção de fertilizantes. Além de essa indústria ser geradora de emprego e renda, será a grande propulsora da economia da nossa região sul, tão carente de desenvolvimento.
Como representante do sul e creio de todos os parlamentares do sul e do estado também, em nome dessa comunidade, quero agradecer essa iniciativa do governo do estado, tão bem representada pelo nosso senador Luiz Henrique da Silveira, pelo dr. Eduardo Pinho Moreira, nosso vice-governador, e o dr. Antônio Gavazzoni, secretário da Fazenda.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)