Pronunciamento

Ada De Luca - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/02/2009
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Excelentíssimo presidente, sr. deputado Gelson Merísio, sras. deputadas e srs. parlamentares, público que nos acompanha pela Rádio Alesc Digital e pela TVAL.
(Passa a ler.)
"Em companhia dos nossos deputados Marcos Vieira e Darci de Matos, participei da comitiva de ilustres catarinenses que visitou, na semana passada, os Emirados Árabes, liderados pelo governador Luiz Henrique da Silveira.
Quem esteve atento às reiteradas manifestações do excelentíssimo sr. governador ao longo dos seus mandatos, não haverá de se surpreender quando sua excelência trata da questão do turismo como eixo fundamental do seu governo.
Tal qual Dom Quixote, o visionário governador Luiz Henrique sonha com Santa Catarina sendo um dos grandes eixos do turismo mundial.
De acordo com sua excelência, nosso estado tem tudo para se transformar no maior e melhor pólo turístico da América do Sul, bastando para isso saber tratar e equilibrar o desenvolvimento sobre a ocupação de espaços com inteligência e racionalidade, de forma a atrair investimentos para o setor disponíveis, srs. deputados, em diversos países ávidos por empregar suas economias em empreendimentos seguros e de bom retorno.
Em Dubai e Abu Dhabi a comitiva catarinense, entre outros participantes, teve a prestigiosa presença também da senadora Ideli Salvatti e do nobre senador Neuto De Conto.
Nas inúmeras audiências e contatos efetuados - foram realizadas de 15 a 16 reuniões em apenas cinco dias, e os deputados que para lá foram não me deixam mentir -, tais como com o ministro das Finanças e Indústria, assim como com o Sultão Ahmed Bin Sulayem, que dirige a empresa administradora do maior porto artificial do mundo localizado em Dubai, ficou claro ao governador Luiz Henrique da Silveira que seu grupo permanece interessado em investir no Brasil e quiçá em Santa Catarina.
A comitiva catarinense também se reuniu com a diretoria da Emirates, empresa aérea estatal do país.
O presidente da companhia e ministro da Aviação Civil também confirmou participação no encontro anual do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o WTTC, em maio, aqui na capital.
O ministro do Turismo de Abu Dhabi também confirmou sua presença no encontro anual do Conselho Mundial de Turismo e Viagens, durante a reunião da comitiva catarinense.
A delegação catarinense foi muito bem recebida pelo eminente embaixador brasileiro nos Emirados Árabes, sr. Raul Campos e Castro, e esteve em diversas empresas de energia e de desenvolvimento turístico, todas controladas pela família real.
O governador Luiz Henrique da Silveira apresentou e discorreu sobre as potencialidades catarinenses para investimentos semelhantes aos que pudemos ver nas visitas àquelas cidades".
Pudemos sentir, e isso era público e notório, que na hora em que toda a comitiva estava sentada e reunida naquela enorme mesa junto com sheiks ou com outras autoridades e se passava o vídeo da nossa ilha de Santa Catarina, até a musculatura e o sorriso deles mudava. Foi impressionante a receptividade.
(Continua lendo.)
"Por onde passamos, não apenas tivemos a preocupação constante, como já falei, de divulgar Santa Catarina procurando atrair investidores, como também pudemos verificar in loco como os governos locais estão tratando de ocupar e estender os espaços sobre tudo que é marítimo destinado a empreendimentos que o turismo exige.
Essa forma audaciosa de alongar as praias e desenvolver a cidade sempre olhando para o mar e tendo nas costas o imenso deserto que aos poucos vem sendo ocupado pelas tamareiras e olivais, com o verde substituindo o solo branco e arenoso, sendo que até em alguns lugares, em função da natureza estar brotando, já há chuvas com mais freqüência, deve ser encarada pelos catarinenses como um exemplo de procurarmos aqui efetuar o nosso desenvolvimento, mas sem as amarras atuais que nos impede de construir marinas, estação de esgoto, campos de golfe e tantas e tantas obras, essa visão obtusa e arcaica de alguns setores da nossa sociedade".
Isso nós temos que discutir e argumentar, para o desenvolvimento não somente do estado de Santa Catarina, porque desenvolvendo a parte turística nós estaremos gerando emprego e renda para o nosso povo.
(Continua lendo.)
"Inquestionavelmente a visita em Dubai teve como fundamento a tratativa de conhecer a experiência que a cidade teve ao realizar o 8° Congresso da WTTC, de forma a facilitar a nós catarinenses de alcançarmos o sucesso que esperamos obter com a realização, aqui em Florianópolis, do próximo congresso da WTTC.
Esse evento que será o maior evento mundial de congraçamento do Trade Turístico Universal ocorrerá aqui, em maio próximo, e deverá atrair milhares de agentes de turismo, empreendedores, investidores, acadêmicos e estudiosos do setor.
Sem dúvida alguma, esse evento marcará uma nova fase para o turismo catarinense, e podem ter certeza, sr. parlamentares, que é fruto do trabalho e da dedicação do governador Luiz Henrique, é o sonho se transformando em realidade."
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Obrigada, deputada Ada De Luca.
Desejo fazer objetivamente, neste momento, sra. deputada e srs. deputados, algumas observações que dizem respeito à nossa missão oficial a Dubai, aos Emirados Árabes, uma missão, conforme foi colocado pela deputada Ada De Luca, que certamente renderá excepcionais frutos a pequeno, médio e longo prazo. Uma missão dirigida e capitaneada pelo nosso grande governador Luiz Henrique da Silveira, que contou com a presença de diversas autoridades, como também de três deputados desta Casa.
E nessa missão o governador, como v.exa. bem colocou, além de fazer o convite oficial a diversas autoridades para participarem, em maio, do Fórum Mundial de Turismo em Santa Catarina, explicitou, falou sobre as potencialidades relevantes do nosso estado para o mundo árabe. As pessoas, as autoridades daquele país ficaram impressionadas com o potencial que o nosso estado tem e oferece.
Também quero dizer, deputada Ada De Luca, que ficamos impressionados com o que vimos numa região de deserto, onde a água consumida é toda dessalinizada; uma região com muitas dificuldades climáticas. Enfim, eles conseguiram estruturar uma cidade de maneira excepcional voltada para o turismo. É claro que Dubai está bem localizada estrategicamente, pois fica a cinco horas da Europa, a cinco horas da China, mais vai se constituir num grande centro turístico mundial e num grande centro logístico do nosso planeta.
Quero, portanto, encerrar somente lamentando o fato de termos ouvido do diretor da Companhia de Portos aquelas duas observações que fizeram a respeito do Brasil, que muito nos dói. Foi quando perguntaram o seguinte: por que não investir em Santa Catarina? E eles responderam dizendo: "Não investimos no Brasil ou investimos muito pouco no Brasil porque não confiamos, não nos sentimos seguros com as leis do seu país. Segundo, não investimos no Brasil porque o Brasil tem o custo mais elevado de investimento do nosso planeta." E aí eu faço a mea-culpa. Mas todos nós precisamos empreender ações para que possamos, quem sabe, a médio e longo prazo, melhorar essa condição e trazer mais capital estrangeiro para o nosso país.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Obrigada, deputado Darci de Matos. E entrando no seu gancho, é importante dizer que lançamos a semente. E tenho certeza de que os nossos filhos e netos saberão muito bem um dia ainda dirigir este estado, este país sem termos tantos impedimentos e tantas leis que se transformam, no fim, num túnel de burocracia que atrasa bastante o progresso.
(Continua lendo.)
"Ressalto, sr. presidente, ao finalizar este pronunciamento, que Santa Catarina já começa a colher os frutos das árvores que o sr. governador vem plantando no solo catarinense adubado, sim, pela experiência colhida em diversas e diversas viagens, como essa da qual nós participamos. Já temos, sim, alguns irmãos árabes, alguns irmãos marroquinos querendo ou investindo em nosso estado. E é pensando grande que se chega a algum lugar. Já se pode avaliar os resultados e conferir ao sr. Luiz Henrique a consagração de todos quantos como ele se dedicam a fazer de Santa Catarina o maior e melhor destino turístico não só do Brasil, mas, eu tenho esperança, quiçá, de toda a América Latina."
Eu tenho certeza de que a inteligência do povo catarinense vai pensar mais alto, e nós haveremos de conquistar um grande turismo, de qualidade, para que possamos, aí sim, gerar emprego e renda ao nosso povo.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)