Pronunciamento

Ada De Luca - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/05/2021
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Presta sua homenagem ao ex-Governador Casildo Maldaner, que faleceu e foi velado nesta Casa no dia anterior. Faz um relato sobre a sua vida política, dizendo que foi um belo exemplo de pessoa, fazendo política de corpo e alma, e o seu legado será lembrado para sempre.
Comenta a tragédia em Saudades, sentindo-se triste e revoltada pelo ocorrido, reforçando que são necessárias ações para proteger os catarinenses. Informa que apresentou requerimento para debater o assunto na Comissão de Segurança Pública da Alesc, discutindo sobre diversos temas relacionados à segurança nas escolas.
Ressalta que impossível pensar em Segurança Pública somente pelo viés da repressão, pois quem comete o crime vai voltar para a sociedade, e lembra que é necessário recuperar este tipo de cidadão e recolocá-lo na sociedade através de programas oferecidos pelo Estado.
Reforça que é necessário pensar e cuidar da saúde mental dos catarinenses, pois a pandemia mexeu com muitas pessoas. Fala sobre o combate ao buling nas escolas e que isso deve ser levado muito a sério. Considera a importância de políticas públicas que insiram o jovem na sociedade, criando laços e sentimento de pertencimento.
Apresenta um vídeo sobre o Projeto de Lei, aprovado nesta Casa, que torna acessível as informações das escolas catarinenses que recebem recursos estaduais. Diz que todo pai procura a segurança de seu filho quando este está fora de casa e estudando. Propõe a Alesc que crie uma força tarefa para combater quaisquer violências contra alunos e professores. [Taquigrafia: Guilherme]