Pronunciamento

Ada De Luca - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/10/2014
A SRA. DEPUTADA ADA FARACO DE LUCA - Sr. presidente, srs. deputados, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Digital Alesc, imprensa em geral.
Já estava com saudades deste plenário, quero aqui, em primeiro lugar, dizer que é muito comum ouvir que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma questão de obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado da política em suas vidas.
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania.
Gostaria de parabenizar todos os nobres colegas que, assim como eu, terão mais quatro anos para trabalhar em prol dos catarinenses. Aos que não se elegeram, deixo minha profunda admiração pela garra e coragem de enfrentar uma campanha tão acirrada. No final das contas, independente de resultados, somos todos vencedores!
Gostaria, também, de agradecer todos os eleitores de Santa Catarina que depositaram seu voto de confiança em minha pessoa, reelegendo-me com 47.813 votos, recebidos em 286 dos 295 municípios deste estado. Destaco a região sul, na qual obtive 32.261 votos. Essa vitória é um reflexo do trabalho feito com muita dedicação, transparência, honestidade e amor, ao longo destes oito anos, aqui na Assembleia Legislativa e, também, na secretaria de estado da Justiça e Cidadania.
Assim, assomo à tribuna, nesta tarde, para agradecer por cada voto depositado na minha pessoa, em especial aos eleitores da região sul, onde nasci e fui criada. Lá iniciei minha vida política ainda na adolescência. Não canso de contar esse detalhe, pois político sem história é político sem raiz, e tenho muito orgulho da minha história partidária.
Então, meus amigos, eu assumo o compromisso de honrar e respeitar cada catarinense com essa conduta que sempre tive desde a minha juventude. Quero parabenizar o governador Raimundo Colombo pelo grande feito de ser o primeiro governador reeleito em primeiro turno da história deste estado, com 51,36% dos votos válidos, representando mais de um milhão de votos. O reconhecimento do seu trabalho e de toda sua equipe demonstra que governo comprometido com o povo permanece eleito pelo povo.
Desejo que, nestes próximos quatro anos, façamos um excelente mandato do qual cada catarinense deste estado possa se orgulhar. Mas, para que isso aconteça, não basta apenas termos bons governantes no poder, é preciso que a população entenda e participe mais dos movimentos políticos.
Colegas deputados, assustei-me com o índice de abstenção nesse primeiro turno de eleições. Quase 800 mil catarinenses não votaram, isso representa 16% de eleitores do estado. O segundo turno para os presidenciáveis será no próximo dia 26.
A cada eleição vivemos um momento ímpar, onde todos têm o direito e o dever de manifestar seu voto e decidir o futuro do Brasil.
Venho, desta tribuna, pedir seu voto para Michel Temer, vice do meu PMDB. Para que, assim como foi Santa Catarina, continuemos crescendo.
Para finalizar, quero repetir a frase daquele que, dia 12 passado, fez 22 anos que desapareceu, dr. Ulysses Guimarães: "O segredo da felicidade é fazer do seu dever, o seu prazer". A chama do PMDB estará sempre acesa!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)