Pronunciamento

Ada De Luca - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/10/2010
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, caros colegas, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, eminente deputado Antônio Carlos Vieira, que retorna a esta Casa e que muito nos orgulha pelo seu conhecimento, simpatia e trajetória, sempre harmônico.
Quero cumprimentar os futuros profissionais do Direito, da Unisul, meus colegas. É uma grande honra tê-los aqui, hoje. Saibam que para nós, advogados, vir à Casa do Povo é como uma verdadeira aula. Pena que hoje é quinta-feira e o movimento é meio fraco.
Quero cumprimentar os vereadores mirins de Ponte Alta do Norte, que estão em plena juventude. É assim que se começa na política, é assim que se criam os líderes. Parabéns a vocês todos, à vereadora, enfim, a quem os trouxe até aqui.
(Passa a ler.)
"Quero iniciar o meu pronunciamento prestando minhas homenagens a todos os servidores públicos municipais, estaduais e federais, que atuam com dedicação em todas as estruturas públicas por este Brasil afora.
Sei o que é ser funcionária pública, porque sempre fui uma. O funcionário público tem a missão de se dedicar ao bem comum e ao interesse coletivo! O servidor é aquele que atende a todos os cidadãos que buscam os órgãos públicos, ou seja, os contribuintes, os pacientes dos hospitais, os clientes dos bancos, os segurados da Previdência Social, os alunos das escolas públicas, os professores, entre tantos outros.
Cada servidor que se dedica ao atendimento do povo catarinense merece nosso agradecimento, pois o serviço público praticado com responsabilidade faz Santa Catarina ser um estado que se destaca, entre os outros estados da nação, com um dos melhores índices de crescimento e desenvolvimento.
Parabéns aos nossos professores, que se dedicam à formação dos cidadãos do futuro; aos servidores da Segurança Pública, que garantem tranquilidade aos catarinenses; aos servidores da Saúde, sempre incansáveis no atendimento aos enfermos; àqueles que fazem o serviço burocrático e fazem andar a máquina pública. E não podemos esquecer aqueles servidores que já deram tanto da sua vida, do seu suor, da sua saúde, os nossos aposentados.
Aproveito para cumprimentar, especialmente, todos os servidores da Assembleia Legislativa, que atendem com cordialidade e competência às demandas da Casa e fazem funcionar os mais de 100 setores existentes.
Parabéns a toda a família do servidor público pelo dia de hoje e obrigada pela dedicação durante os 365 dias do ano.
Também, aproveitando o clima de vitória, quero parabenizar, em nome do presidente Antenor Angeloni, assim como da comissão técnica, os jogadores e os colaboradores que se empenharam em devolver a glória ao Criciúma Esporte Clube, além de todos os torcedores do Tigre, pela vitória do último sábado, vitória essa que garantiu o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro.
Esse é um momento de festa em Criciúma e em toda a região sul. Nós, torcedores do Tigre, estamos orgulhosos do time. Antes mesmo da vitória de sábado, o Criciúma Esporte Clube já havia sido indicado para receber a Comenda do Legislativo Catarinense no próximo dia 22 de novembro, pela referência que é para o esporte profissional, homenagem que agora será ainda mais valorizada com a conquista recente.
O Criciúma teve origem no antigo Comerciário Esporte Clube, formado por um grupo de jovens do centro de Criciúma. Naquela época, disputava-se para ser a rainha do clube e esta deputada foi rainha do Comerciário. Em 1978, o Comerciário passou por uma transformação e passou a se chamar Criciúma Esporte Clube.
O próprio uniforme, estreado em 1984 nas cores atuais, é uma homenagem do clube ao povo que ele representa: o amarelo representa a riqueza, a diversidade industrial da região sul de Santa Catarina; o preto representa o carvão, fonte de desenvolvimento em Criciúma e na região, e o branco, cor predominante em todos os clubes da região mineira.
Os títulos estaduais e nacionais que o Criciúma conquistou ao logo dos anos enchem ainda mais de orgulho a nação tricolor. Detentor das maiores glórias no futebol catarinense, o Tigre foi campeão invicto da Copa Brasil, foi quinto colocado na Copa Libertadores de América, foi Campeão do Brasileiro da Série B e Campeão do Brasileiro da Série C, feitos nunca igualados por nenhuma outra equipe catarinense. São vitórias que o classificam como líder entre os clubes de Santa Catarina.
Graças às mudanças realizadas no clube neste ano, o Tigre reconquistou a sua torcida - agora ainda mais apaixonada - e retomou o caminho para a elite do futebol, dessa vez para ficar! Foram esses 60 anos de história e de glórias - desde os tempos do Comerciário - que inspiraram a homenagem que farei ao Criciúma Esporte Clube, o nosso Tigre!
Antes de encerrar, quero saudar o presidente nacional do meu partido, Michel Temmer, que é candidato a vice-presidente do Brasil e que está hoje em Florianópolis reunido com lideranças catarinenses, tratando do segundo turno das eleições do dia 31."
Feito isso, quero agradecer aos nobres colegas. Tenham um bom fim de semana.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)