Pronunciamento

Ada De Luca - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/11/2007
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - (Passa a ler.)
"Sr. presidente, colegas deputados, público que nos prestigia, TVAL e Rádio Alesc Digital.
Neste último domingo celebramos o Dia de Santa Catarina, a padroeira de nosso estado, uma data significativa, que nos leva a refletir sobre as conquistas que temos experimentado na administração pública durante esses quase cinco anos de governo Luiz Henrique.
Foi um período de transformação do estado, de implantação de um novo padrão de gestão no serviço público, com a descentralização administrativa e a desconcentração do governo. Novos tempos em que muitos catarinenses que não tinham nem a oportunidade de sair e retornar de seus municípios por estradas asfaltadas puderam testemunhar importantes obras a serem implementadas. Tempos de investimento também na saúde e na educação, no saneamento e na segurança pública, para citar somente algumas áreas.
Mas, eu destaco, também foi um tempo de investir na mulher, com a criação da Coordenadoria Estadual da Mulher, que tem assento no colegiado de governo para traçar políticas de valorização destas que são mais da metade dos habitantes do estado.
E se no Executivo um bom exemplo deve ser citado, também não devemos esquecer do Poder Judiciário, onde estão ativas três varas especiais para a defesa dos interesses femininos.
E aqui na Assembléia Legislativa, na qual esta deputada chegou este ano como a primeira mulher parlamentar eleita pelo PMDB, também chegamos ganhando espaço e vez.
E é por isso que hoje venho reforçar o convite para um importante evento, que acontecerá sábado, dia 01 de dezembro, a partir das 13h, lá no centro de eventos de São José, que fica na avenida beira-mar daquele município, ali bem perto do bairro Kobrasol.
Lá vai ser realizada a grande Jornada Maria da Penha, um encontro promovido pela comissão de Direitos e Garantias Fundamentais desta Casa, que tenho a honra de presidir, e visa difundir e valorizar a Lei n. 11.340, a Lei Maria da Penha, que prevê a segurança da mulher contra agressões, especialmente no plano doméstico.
Nós estamos esperando um grande público, com delegações das mais diversas regiões do nosso estado. Já temos vários municípios confirmados para esse momento histórico que vai viver o nosso estado. Temos certeza do sucesso do evento, haja vista a confirmação de mais de mil participantes.
Mas o principal, neste encontro, será a presença da própria Maria da Penha, uma mulher de fibra, uma guerreira que deu nome à lei e que falará da sua experiência e da sua luta para superar as agressões sofridas durante anos e anos" - como vimos muito bem agora no filme que passou, começa sempre assim -, "até que conseguiu denunciar e fazer preso seu algoz, o ex-marido que a deixou paraplégica após duas tentativas de homicídio, um traste da sociedade que Maria da Penha levou 20 anos, mas colocou na cadeia.
Então, será uma oportunidade para um amplo debate sobre os direitos da mulher, sobre a necessidade de não se acovardar diante de ameaças e agressões, de as mulheres se organizarem e batalharem por seus espaços e de criarem coragem nas suas reivindicações, como temos um exemplo aqui hoje. Nenhum de nós está livre de, no amanhã, encontrar um desses crápulas no seio da nossa sociedade.
Sr. presidente, prezados colegas, quero ainda aproveitar a oportunidade para destacar, neste horário do nosso PMDB, uma importante alteração no quadro de nossa bancada e da representação política regional neste Parlamento. Quero registrar a chegada, em breve, do deputado Edison Andrino, que está retornando a esta Casa para ocupar o espaço que em nossa bancada muito honrou o ex-deputado João Henrique Blasi, agora desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
De qualquer modo, é importante saber que o PMDB vai contar com um deputado de larga experiência política, que conheço de longa data e que vi atuar com muito vigor em defesa do nosso partido na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Há pouco, ainda participamos, apoiando diferentes chapas, do processo que definiu o novo diretório municipal de Florianópolis. Foi uma disputa muito bonita e democrática, que fez jus às tradições da nossa sigla.
Quero dizer que respeito muito o deputado Edison Andrino, que volta 22 anos depois de uma campanha memorável, para a qual eu vim de Brasília, juntamente com meu marido, Walmor De Luca, participar da campanha.
Não foi uma campanha fácil, mas, em 1985, Edison Andrino foi o primeiro prefeito da capital escolhido pelo voto da população, num pleito em que o velho PMDB se mobilizou, com forças de todo o estado, para dar uma resposta nas urnas à ditadura militar e aos seus filhotes de plantão.
Eu lembro, como se fosse hoje, da vitória de Edison Andrino e de muitos feitos de sua administração. Ele criou os pólos do vestuário e da informática, as fundações de esporte e de cultura, a sempre atuante Franklin Cascaes.
Também foi em sua gestão a implantação da passarela Nego Quirido, local do nosso carnaval e de tantos eventos, e a valorização de um espaço urbano consagrado, com o fechamento para o trânsito de veículos do vão central do Mercado Público. Isso sem contar com a valorização do turismo como atividade permanente das quatro estações do ano, para gerar emprego, renda e para que Florianópolis não seja apenas uma linda ilha de sol e mar, mas a Ilha da Magia que ele consagrou nacionalmente.
Por tudo isso e muito mais, tenho certeza de que sua volta a este Parlamento irá valorizar o nosso trabalho e, especialmente, o meu partido.
E mais uma vez, quero lembrar aos telespectadores da TVAL, aos ouvintes da Rádio Alesc Digital e à imprensa que nos acompanha a importância da vinda de Maria da Penha, pela primeira vez, ao estado de Santa Catarina, no dia 1º de dezembro, às 13h, no Centro Multiuso de São José."
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)