Pronunciamento

Ada De Luca - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/05/2007
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, gostaria de parabenizar o presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia, pela iniciativa de agregar, unir os 19 líderes ontem à noite, em Brasília, para eles mesmo lutarem contra a corrupção. Achei interessante quando ouvi os depoimentos, pois três líderes foram levados a essa atitude por pressão dos seus próprios filhos. Então, a desgraça está batendo nas suas casas e todos estão tentando reagir. Mesmo assim, parabéns para os 19 líderes que tiveram a mesma idéia.
O SR. DEPUTADO ELIZEU MATTOS - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, hoje vamos falar sobre um marco, uma referência para Lages e para a serra catarinense, que é o Colégio Vidal Ramos.
No último dia 20 o colégio completou 95 anos. É o único estabelecimento de ensino neoclássico em atividade no estado de Santa Catarina e a primeira escola pública estadual da serra catarinense.
O Colégio Vidal Ramos foi fundado em 1912 pelo então governador Vidal Ramos. Só para se ter uma idéia, esse foi o ano em que o Titanic afundou. E o nosso colégio, com a força dos nossos professores, diretores e de toda comunidade, continua de pé e muitos já disseram que ele iria queimar e, felizmente, isso nunca aconteceu.
O Colégio Vidal Ramos representa para nós, serranos e lageanos, um marco muito grande. Nesse colégio estão os restos mortais do único presidente da República catarinense, Nereu Ramos. Grandes figuras da política catarinense passaram pelo colégio, e cito, entre tantos, o senador Raimundo Colombo, o ex-prefeito Décio Ribeiro e o historiador Licurgo Costa.
Vidal Ramos foi um governador que teve 14 filhos, dentre os quais Nereu Ramos, Celso Ramos e Vidal Ramos Júnior. E hoje a comunidade lageana, juntamente com os pais, alunos e professores e com o apoio do governador Luiz Henrique da Silveira, decidiu transformar o Colégio Vidal Ramos no primeiro espaço cultural da serra catarinense com o nome Vidal Ramos. Já adquirimos um novo terreno próximo ao colégio para construir um novo colégio e numa parceria com o Badesc fazermos a sua recuperação, pois é uma edificação tombada.
Faço este registro porque talvez o Colégio Rosa, como é conhecido, signifique pouco para Florianópolis, mas para a serra, para Lages e para o nosso povo é motivo de orgulho termos aquela obra de pé, o colégio funcionando, mesmo com todas as dificuldades, porque é um prédio tombado e temos dificuldades com a sua recuperação e manutenção. Por isso há necessidade de transformá-lo em um espaço cultural.
Deputado Sargento Amauri Soares, para termos uma idéia, os primeiros professores foram trazidos de São Paulo, quando iniciou suas atividades há 95 anos. E quero fazer um agradecimento aos nossos diretores, aos nossos professores, que também tocam aquele educandário. Por isso, ocupei a tribuna, no dia de hoje, para fazer referência a esse símbolo da nossa região, da nossa terra, que é Lages, e da serra catarinense.
Antes de encerrar, vou deixar uma lembrança do nosso colégio a todos os parlamentares, para que conheçam o Colégio Vidal Ramos. Quem passar por Lages está convidado a visitar esse colégio, que é o nosso símbolo.
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO ELIZEU MATTOS - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. toda vez que sobe a esta tribuna vem, realmente, falar da sua região, que conhece profundamente, porque é esse o nosso papel, pois somos municipalistas e conhecemos os problemas da nossa região. Por isso devemos divulgá-la e difundi-la no nosso dia-a-dia nesta Casa, através da Rádio Digital Alesc e da TVAL, e mostrar o que o deputado faz e conhece da sua região.
Mas se v.exa. me permitir, eu gostaria de pedir para fazer um registro muito especial nesta Casa, na manhã de hoje: a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio do Oeste, vereador Humberto Pessatti, acompanhado dos vereadores Luís Carlos Müller e Valírio Haverroth, da secretária da Indústria e Comércio, Jucélia, que trazem os vereadores mirins daquela cidade para conhecer este Poder e ensinar-lhes cidadania. E eles como vereadores mirins já estão fazendo um trabalho de integração da sociedade daquele município.
Parabéns a todos, sejam bem-vindos a esta Casa.
Muito obrigado, deputado Elizeu Mattos, pelo seu carinho!
O SR. DEPUTADO ELIZEU MATTOS - Agradeço o seu aparte, deputado José Natal.
Sr. presidente, o restante do tempo do PMDB será utilizado pelo deputado Edson Piriquito.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)