Pronunciamento

Ada De Luca - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/05/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Relata profunda tristeza ao assistir as entrevistas concedidas pelos representantes do governo estadual para justificar o que considera injustificável, referindo-se à compra de 200 respiradores no valor de R$33 milhões. Ressalta a dispensa de licitação para a aquisição, ausência de garantia de recebimento dos equipamentos e o fato do pagamento ser feito antecipadamente.
Conta que ouviu com perplexidade a alegação de que o histórico da equipe da Secretaria da Saúde seria um atestado de idoneidade. Cita a importância de agir com sabedoria em momentos de crise, principalmente quando envolve a vida humana, e confronta os argumentos técnicos vazios usados pelos secretários para justificar a dispensa de licitação e sobrepreço que foram aplicados para a compra de respiradores, pois citaram até mesmo a alta do Dólar.
Conclui, dizendo que a partir dessas explicações fracas, espera que as sindicâncias instauradas pelo Governo do Estado possam dar algum resultado e respondam, com clareza, à população catarinense, o que aconteceu e onde se perderam. Informa que não pode participar da CPI dos Respiradores a qual foi convidada, pois está se dedicando integralmente a uma comissão tão importante quanto, que acompanha os gastos públicos para o combate ao coronavírus. [Taquigrafia: Roberto]