Pronunciamento

Ada De Luca - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/08/2009
O SR. PRESIDENTE (Deputado Jailson Lima) - A sra. deputada Ada De Luca, ocupará o tempo restante destinado ao PMDB.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Venho à tribuna, deputado Jailson Lima, que no momento ocupa a Presidência, e caros colegas deputados, para dizer que instituir o Dia do Macarrão é subestimar a inteligência do nosso povo. Realmente, aprovar isso é aprovar uma gozação, uma brincadeira! Está faltando maturidade política, principalmente quando tantos fatos sérios preocupam o nosso país.
Vamos agora falar com seriedade.
(Passa a ler.)
"Santa Catarina recebeu ontem o anúncio de uma das medidas mais importantes para o diagnóstico e prevenção da gripe A: a partir da próxima semana, graças a Deus, o Laboratório Central começa a fazer os testes em pacientes com suspeita da doença.
Trata-se de uma ótima notícia para os catarinenses, que até agora tinham que esperar 30, 60 dias - ou mais - para saber se estavam contaminados pelo vírus H1N1, pois os exames eram encaminhados para outros estados ou para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
O governo do estado rapidamente comprou os equipamentos e com as duas máquinas adquiridas, os técnicos treinados pela FioCruz poderão realizar de 60 a 80 análises por dia. Será o fim da incerteza do contágio com o diagnóstico, um alívio para nós, catarinenses, para as 2.672 pessoas que apresentaram sintomas da gripe A em Santa Catarina e, principalmente, como falou a nossa deputada Ana Paula Lima, para as gestantes, que são as que correm mais risco.
Três mil amostras de casos suspeitos já foram encaminhadas para laboratórios de outros estados, mas por enquanto não há previsão de seus resultados. Mas graças a Deus e graças às atitudes tomadas de prevenção, a gripe arrefeceu e não levou mais ninguém a óbito.
Com os testes sendo realizados aqui e sendo obtidos os diagnósticos em poucos dias, os casos confirmados receberão tratamento adequado, não misturando a gripe comum com a gripe que eles chamam de gripe suína.
O governo do estado de Santa Catarina tem tratado da epidemia da gripe A com atenção e responsabilidade. No dia 24 de abril de 2009, a Organização Mundial da Saúde declarou a ocorrência de casos dessa gripe como emergência de saúde pública de importância internacional. O nosso estado, através da Vigilância Epidemiológica, passou a monitorar a situação 24 horas por dia e imediatamente todos os técnicos indicaram as medidas mais adequadas, de acordo com o contexto. Desde então inúmeras ações foram implantadas visando à manutenção de alerta de saúde para atendimento dos casos suspeitos, como acionamento de todas as gerências regionais de Saúde; notificação imediata dos casos suspeitos às autoridades sanitárias; ativação de hospitais de referência; intensificação da fiscalização em portos e aeroportos; distribuição de medicamento antiviral para todos os hospitais regionais; orientação e suporte técnico para os profissionais da saúde e campanhas de orientação à população, além do repasse de recursos aos municípios para apoio da atividade.
Isso demonstra, caros parlamentares, a seriedade com que o governo vem tratando esse problema de saúde pública em Santa Catarina. A compra de equipamentos para testes da gripe A é mais um passo importante no combate a essa doença."
Para encerrar, eu queria, neste momento, tirar o meu chapéu e cumprimentar não só o governo, como também o secretário Dado Cherem. Eu fui testemunha ocular da ação do governo do estado com relação à essa epidemia; o secretário Dado Cherem, por exemplo, passou noites em claro. Os telefones ficavam ligados 24 horas por dia, principalmente o da dra. Carmen Zanotto e de todos os funcionários que foram destacados para essa missão tão nobre. A dra. Carmen Zanotto ficou sem dormir praticamente três noites. Ela ficou atenta, de forma firme e decidida, com o telefone celular ligado, que tocava de cinco em cinco minutos. Foi a sensibilidade feminina ajudando na prevenção e na distribuição de remédios, tomando todas as precauções, desde as recomendações de lavar e passar álcool nas mãos, como a atenção redobrada nas nossas fronteiras, rodoviárias, aeroportos, shoppings, enfim, em todos os lugares onde normalmente se aglomeram pessoas.
Parabéns ao governo do estado. Parabéns à secretaria da Saúde. Parabéns a todos os seus componentes, especialmente essas pessoas que tiveram a missão tão nobre de combater essa doença e de acalmar os catarinenses que estavam em desespero. Enfim, parabéns a todos nós, catarinenses!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)