Pronunciamento

Ada De Luca - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/07/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre a reunião conjunta da Comissão de Saúde da Alesc e Câmara dos Deputados, quando participou também o Secretário da Saúde, que trouxe a informação de que o pico do Coronavírus, em Santa Catarina, ainda estava por vir no mês de julho.
Lembra que, nesta reunião, o secretário informou que o Estado tinha disponíveis 372 leitos de UTI, e se precisava um total de 713, e ele também questionou a demora para o Ministério da Saúde liberar a ampliação dos novos leitos. Entretanto, a Deputada informa que ontem o Governo do Estado divulgou que foram liberados 233 leitos pelo Ministério da Saúde, e agora o Estado tem 345 leitos habilitados.
Sente-se confusa porque no dia 15 do mês anterior tinha 372 e, agora, tem 345. Neste sentido, diz que apresentou um pedido de informação para esclarecer detalhadamente esta situação. Ressalta que é preciso cobrar uma posição mais firme do Governo, porque as prefeituras também estão desencontradas quanto às medidas implementadas para conter o vírus, enquanto isso o números de casos vêm aumentando.
Ainda, traz como pauta o ciclone que atingiu o Estado. Lembra que pouco se fez por parte do Executivo, e afirma que a Celesc está agindo com muita demora em restabelecer a energia elétrica. Entre outras propostas para agilizar a ajuda aos atingidos, destaca que apresentou um projeto de lei para que o alerta da Defesa Civil seja transmitido pelas redes sociais, rádio, televisão, facilitando o acesso a todos à informação, prevenindo que os danos e as despesas sejam maiores, e com menos tragédia.
Cita, também, o projeto que foi aprovado por unanimidade na Alesc, que cria a campanha permanente de conscientização contra acidentes envolvendo motociclistas, ressaltando a importância do mesmo. [Taquigrafia: Guilherme]