Pronunciamento

Ada De Luca - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/03/2009
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, colegas deste Parlamento, público que nos assiste pela TVAL e que nos ouve pela Rádio Alesc Digital, antes de começar a minha fala eu queria participar a todos que ouvem a rádio da Assembléia e assistem à TVAL, principalmente da região sul, Laguna, que acabou de ser assinado com o Consuni a instalação da segunda Faculdade de Engenharia da Pesca. Nós só temos quatro no Brasil: Manaus, Belém, Fortaleza e Recife, e agora vamos lutar para que essa faculdade já promova o seu vestibular em julho.
(Passa a ler.)
"Venho a esta tribuna, nesta tarde, para falar sobre uma questão que vem ocupando o dia-a-dia das conversas políticas e é ponto central na vida de todos os catarinenses.
Quero tratar do embate que envolve o julgamento de processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral, que foca o nosso governador Luiz Henrique da Silveira.
Não pretendo fazer análise jurídica, pois essa é a função dos advogados que atuam no processo, dos ministros do TSE, é assunto para especialistas e para os que realmente conhecem as peças do processo.
Vou me ater à questão política e no diz que me disse que está presente nesta Casa, que se amplia por outros fóruns até em debates políticos e vem ocupando um espaço danado na mídia.
É mais ou menos como aconteceu no primeiro mandato do governador Luiz Henrique da Silveira, quando surgiram boatos e mais boatos sobre a sua saúde.
O governador havia vencido um adversário considerado imbatível, saíra consagrado das urnas em 2002 e logo demonstrava sua capacidade de homem público e com grande visão administrativa.
Luiz Henrique da Silveira criou um sistema de governo inovador que envolveu uma grande reforma administrativa e levou o governo para mais perto dos seus catarinenses, dos seus correligionários e de toda a população com a marca da descentralização.
No entanto, no primeiro mandato, por muitos meses foi alvo de fofocas sobre a sua saúde. Diziam que ele tinha problema aqui, problema acolá, que iria passar por cirurgia tal, tinha tempo contado para se manter no governo. Um verdadeiro inferno!
Foram meses de especulações e ele teve que escutar muitas indagações, até de pessoas bem intencionadas que queriam saber da saúde do nosso governador e que, de forma educada, perguntavam como ele estava, na melhor das intenções.
Eu lembro que chegou ao ponto de o governador Luiz Henrique quase tornar público o resultado de um check-up rotineiro que fez, que qualquer político faz e que constatava sua saúde ser de ferro. E ele gozava de tão boa saúde que se passaram anos daquele período de versões desencontradas e ele segue firme no comando da administração pública estadual, cumprindo rotinas de trabalho que muita gente bem mais jovem não agüentaria. Ele é uma verdadeira rocha!
O Luiz Henrique é um guerreiro na defesa dos interesses de Santa Catarina, tanto quando está em Florianópolis, em sua jornada de despachos no Centro Administrativo, ou mesmo na Casa D'Agronômica, como quando viaja por todo o estado ou ainda fazendo o papel de embaixador dos nossos interesses em outros países."
Então, foi o dia-a-dia de trabalho que desconstruiu as versões maldosas, ficando provado que ele tem ótima saúde.
Mas essa análise que estou fazendo é para mostrar que tem sempre alguém para ficar cutucando.
(Continua lendo.)
"Foi difícil convencer os adversários de que é saudável e acima de tudo competente. Agora, estamos em meio a uma outra tormenta, dessa vez por conta do processo no TSE.
A Justiça permite que qualquer pessoa faça uso de todos os instrumentos do Direito, tudo o que é legal, para tentar reparar a imagem e garantir a prova da inocência, se é alvo de um processo, seja qual for.
O governador responde a um processo político, sim, mas tem plena convicção de sua inocência. Mas aí o assunto tornou-se recorrente, entrou na ordem do dia das conversas políticas, a mídia passou a repercutir, e a coisa ganhou dimensão. E os adversários não param de explorar. É uma guerra psicológica.
Dois governadores perderam seus mandatos, mas por processos muito diferentes do que envolve o governador de Santa Catarina.
Aqui não houve compra de votos nem abuso de poder econômico, até porque, meu Deus, o governador estava licenciado. E tenho a convicção de que o governador Luiz Henrique da Silveira vai estar à frente de Santa Catarina pelo tempo que julgar adequado, dentro dos limites de seu mandato. Mas a todo momento vem mais um e questiona: Como está o processo? Há risco de cassação? Como está o governador? Como está o astral? Uns bem intencionados e outros mal intencionados, tentando assim criar instabilidade num governo sólido.
Por favor, deixem o homem trabalhar. Luiz Henrique é um governador diferenciado, um homem público, com uma trajetória invejável, de vitórias na política deste país, vencendo sempre desafios. Ele sabe fazer acontecer, e a prova está aí, com tantas realizações em seu governo.
Vem aí o grande encontro do Conselho Mundial de Viagem e Turismo, programado para maio, aqui em Florianópolis. Será uma reunião de grande repercussão para a nossa economia, num segmento de atividades que tem tudo a ver com o Brasil e com Santa Catarina.
O WTTC será um diferencial para o nosso povo, pela primeira vez realizado na América do Sul, em Florianópolis. Mérito do governador Luiz Henrique da Silveira e sua equipe.
Tem gente interessada em tentar desestabilizar o governo, gente que não quer construir nem olhar para frente. Mas Santa Catarina vai continuar no rumo do progresso e do bem-estar da nossa população.
Eu tenho a convicção plena de que o governador Luiz Henrique irá comprovar sua inocência e dar fim a essa boateira toda, que estamos sabendo, inclusive, de onde vem, e seguirá à frente do nosso governo, do governo do povo catarinense."
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)