Pronunciamento

Ada De Luca - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/02/2010
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, quero primeiramente cumprimentar todos nesse retorno às atividades e que tenhamos todos nós muito trabalho e tranquilidade em nossas atribuições.
Deputado Jailson Lima, ouvi atentamente o seu discurso e a gravação, o que me deu muita saudade! Esse tipo de poesia está acabando. É verdade, deputado Jailson Lima, é verdade mesmo, o caráter custa caro, o caráter por vezes nos faz sofrer. Deputado Jailson Lima, precisamos urgentemente resgatar os valores da nossa sociedade.
(Passa a ler.)
"Mas o tema que destaco nesta tribuna, no início deste período legislativo, é a força, a competência, a determinação e, ao mesmo tempo, a compaixão, a responsabilidade social que as mulheres do nosso tempo têm demonstrado na vida pessoal e profissional.
Os estudos mais recentes têm mostrado que depois de um longo - mas muito longo - percurso e com muitas pedras e paredões no caminho, as mulheres estão mais influentes do que nunca na sociedade e nas organizações.
A escalada começou ainda no século XIX, com as campanhas pelo direito ao voto, e passou pelo reconhecimento da sua força de trabalho e dedicação aos estudos e a uma melhor qualificação profissional. Mas tenho certeza de que ainda não chegamos ao auge, ao pico de nossas conquistas, mas estamos no caminho certo e bem perto de alcançá-lo.
Aqui mesmo, nesta Casa, quero cumprimentar o novo presidente, deputado Gelson Merísio, que colocou quatro mulheres em postos de chefia estratégicos. Quero dizer às quatro que tenham um bom desempenho em cargos tão importantes e de tanta responsabilidade. Desejo-lhes todo o sucesso!
Este é o panorama que tem crescido cada vez mais. As mulheres representam 41% da força de trabalho deste nosso Brasil. E a participação cresce ainda mais nos postos de trabalho de nível superior. As mulheres já chefiam 35% dos lares, estão à frente de 52% das pequenas e microempresas e já investem 50% a mais que os homens em educação. Para chegar até esse ponto, ao longo do caminho ajudamos a construir um mundo mais produtivo, menos agressivo, mais cooperativo e solidário.
Eu poderia citar aqui vários exemplos de mulheres que percorreram esse caminho e transformaram o mundo em que vivemos hoje, mas uma catarinense é merecedora de nosso especial reconhecimento e sua missão de luta e de fé não pode jamais, por gerações e gerações, ser esquecida.
Essa mulher se chama Zilda Arns, com quem tive a felicidade de conviver e com toda sua família, na pequena Forquilhinha, quando lá estudei. Foi uma mulher que dedicou toda a sua energia, todo o seu potencial, toda a sua competência, toda a sua vida de médica sanitarista a serviço da causa dos desvalidos. Sacrificou a perspectiva de uma vida confortável, que sua qualificação profissional permitia, ao nobre ideal de amar ao próximo como a si mesma.
Seu trabalho humanitário sempre dignificou o país e levou dignidade àqueles que foram abençoados pela Pastoral criada por ela. Ela era um exemplo extraordinário de dedicação às crianças, aos pobres e às causas sociais. Missão que começou pequenininha em Florestópolis, no Paraná, multiplicou-se através de outras mulheres dedicadas a salvar vidas, ganhou a grandeza de sua idealizadora e tornou-se uma referência mundial no combate à desnutrição.
A Zilda da qual me lembro bem sempre foi muito ativa e incansável e aos 75 anos ainda coordenava mais de 150 mil voluntários, em 32 mil comunidades, localizadas em bolsões de pobreza, em mais de 3.500 cidades deste nosso grande Brasil.
Atualmente, cerca de dois milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes, deputado Ismael dos Santos, são acompanhadas, todos os meses, pela Pastoral em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
Nossa saudosa Zilda Arns é um exemplo não só de compaixão e caridade, mas de determinação na luta pela causa que abraçou e compartilhou com tanta e tanta gente.
Sua obra prossegue viva e necessária no Brasil e em diversos lugares do mundo. É a confirmação de que o modo de agir e pensar feminino pode realmente transformar uma sociedade."
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Antes de terminar o meu pronunciamento, concederei um aparte a v.exa, nobre deputado Ismael dos Santos.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Obrigado, deputada Ada De Luca, pelo aparte, pois quero somar-me ao seu discurso.
De fato, Santa Catarina teve a figura importante de Anita Garibaldi, como v.exa. falou aqui ontem, teve Antonieta de Barros, e com Zilda Arns atingimos o ápice do que se diz de excelência nas organizações não-governamentais. Basta citar que quando ela começou, em 1982, tínhamos o índice de 83 mortes por cada mil nascimentos e hoje diminuiu para 13 mortes por cada mil nascimentos.
Então, graças ao trabalho da Pastoral da Criança, mais de 150 mil voluntárias atingiram quase quatro mil municípios do país e mais de 20 países fazem esse trabalho sério, transparente, extremamente positivo na saúde popular.
Por tudo isso, este Parlamento certamente se sente honrado em homenagear Zilda Arns.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Muito obrigada pelo aparte de v.exa., que vai engrandecer o meu discurso.
(Continua lendo.)
"Nós, que já tínhamos Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos (Brasil e Itália), agora temos Zilda Arns, heroína de três continentes - América, Ásia e África -, por onde essa mulher simples de Forquilhinha espalhou a sua milagrosa multimistura: a saúde e a esperança, deputado Ismael dos Santos.
Quero encerrar o meu pronunciamento dizendo uma frase que Zilda Arns sempre terminava ou colocava no meio de suas falas: 'Nós precisamos muito participar dessa construção de um mundo a serviço da vida, da esperança e a mulher está, sim, preparada pra isso'."
Muito obrigada!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)