Pronunciamento

Ada De Luca - 089ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/11/2008
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, colegas parlamentares, imprensa, público que nos acompanha pela TVAL e Rádio Alesc.
(Passa a ler.)
"Há pouco mais de uma semana acompanhamos pela imprensa o caso de uma jovem assassinada friamente pelo seu ex-marido, num dos shoppings mais famosos e movimentados de Florianópolis.
Foi mais um caso chocante de violência doméstica que ganhou grande repercussão, especialmente em função do local onde o crime foi cometido.
Hoje venho aqui para divulgar uma iniciativa da secretaria Nacional de Políticas para Mulheres que vem ganhando força em todo o País. E temos o dever de ampliar ao máximo possível.
A campanha 'Homens Unidos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres' vem sendo divulgada por um site que pretende angariar adesões na luta e pôr fim à violência.
O Site www.homenspelofimdaviolência.com.br é dirigido aos homens que podem - e devem - incluir seu nome nesse abaixo-assinado virtual.
Aliás, atendendo a uma solicitação desta deputada, o link para aquela página da internet já está disponível no site da Assembléia Legislativa.
Desde já quero agradecer ao eminente presidente desta Casa, deputado Julio Garcia, que com essa atitude, com essa abertura, já passou a colaborar com a campanha.
Peço aos srs. deputados que acessem o site de seus laptops e coloquem os seus nomes nessa campanha. Como os senhores podem acompanhar pelo telão, é só preencher com o nome completo e o seu e-mail para fazer parte dessa nobre campanha.
Essa iniciativa busca um diálogo específico com o público masculino, e a idéia é que as assinaturas sejam recolhidas até o dia 6 de dezembro, Dia de Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
Ao colocarem suas assinaturas e aderirem à campanha, todos, inclusive os parlamentares, comprometem-se publicamente a contribuir com a implementação integral da Lei n. 11.340, pela efetivação de políticas públicas de combate à violência contra as mulheres.
A meta é colher no mínimo 500 mil assinaturas. O resultado da campanha será divulgado em um evento com a presença do presidente da República, de vários governadores que inclusive já aderiram, artistas, políticos, atletas e líderes comunitários.
Nesse dia as assinaturas recolhidas através do site serão enviadas on line ao secretário-geral da ONU e passarão a integrar a campanha internacional da instituição.
Ressalto que diplomatas, vários governadores, juízes, jornalistas, escritores, artistas, muitas outras autoridades e intelectuais, como mostra o telão, já incluíram seus nomes nessa luta.
Nosso papel como parlamentares é divulgar essa iniciativa educativa e fazer com que a campanha chegue em cada lar do nosso estado.
Quero aproveitar para pedir aos srs. parlamentares que também façam o seu papel, multipliquem essa idéia.
O amanhã é incerto, ninguém sabe, todos têm mães, filhas, irmãs, esposas, netas e amigas. Vamos entrar nessa campanha. É uma obrigação nossa!
Informo aos senhores que a Coordenadoria da Mulher do Estado de Santa Catarina, na pessoa da coordenadora, dra. Vera Lúcia Teixeira, também está divulgando a campanha em todos os órgãos ligados ao Executivo.
Vou repetir o site para aqueles que não anotaram: www.homenspelofimdaviolência.com.br.
Antes de encerrar, quero agradecer ao colunista Cacau Menezes que, homem inteligente, jovem, que está-nos ajudando, já divulgou no seu blog informações sobre a campanha e o site para adesão. O mesmo fizeram os jornalistas do site Floripa News.
A todos os homens que já aderiram o nosso muito, mas muito obrigada! Suas atitudes estão salvando vidas! Continuemos fazendo a diferença!
Afinal todas nós temos direito a uma vida livre de violência!
Muito, mas muito obrigada mesmo!"
Espero srs. Parlamentares que todos vocês colaborem!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)