Pronunciamento

Ada De Luca - 009ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 27/04/2010
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, srs. deputados, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, primeiramente eu gostaria de ser solidária à luta das merendeiras e dizer que se o governo errou eu, como deputada do governo, exijo que esse erro seja reparado, para que façamos justiça social.
(Passa a ler.)
"Sr. presidente, srs. deputados e público que nos acompanha pela Rádio Alesc Digital e pela TVAL, quero hoje destacar o aniversário do meu partido, o PMDB, que comemoramos em um belíssimo evento no último sábado, em Criciúma, minha cidade natal.
Com direito a bolo de parabéns, mais de três mil peemedebistas comemoraram os 44 anos de história do maior partido político de Santa Catarina e do Brasil, que é o PMDB. E era um dia de chuva e de frio.
Ex-governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças, principalmente a militância aguerrida, homens e jovens participaram do evento.
Foi um momento lindo e emocionante. Foi um momento de lembrar o nosso passado de glórias, deputado Moacir Sopelsa, de celebrar o presente de realizações e de preparar um futuro de novas conquistas.
E que passado temos para lembrar... Não podemos esquecer a nossa história.
O 'MDB' que ajudei a fundar em Criciúma, pois sou a quinta inscrita no partido no meu município, tem uma rica e valorosa história que eu não poderia deixar de relatar desta tribuna.
Sou do tempo, e tenho certeza de que muitos companheiros aqui também são, em que ser 'emedebista' era a mesma coisa que ser marcado 'a ferro' como se fosse gado. E nós ficamos marcados, sim, pela chama democrática do PMDB, e é isso que tanto nos orgulha. E o partido foi formado na sua maioria por companheiros vindos, muitos se lembram, do antigo PTB de Getúlio Vargas.
E agora, com a democracia conquistada por vários companheiros, homens e mulheres valorosas, que não vou citar nome para não macular ninguém, emedebistas históricos, tudo fica mais fácil.
O nosso valente 'manda brasa' sempre nos orgulhou nesses 44 anos pela trajetória na vida política do estado e pelos seus honrados homens públicos que marcaram pelas suas qualidades e marcas que ficaram registradas realmente a ferro e fogo.
Tivemos o governo ético e austero de Pedro Ivo Campos, a descontração do governador Casildo Maldaner, o municipalismo implantado pelo governo jovem Paulo Afonso, o corajoso e revolucionário governo descentralizador de Pinho Moreira e Luiz Henrique, só para citar alguns dos nossos governadores.
Ainda temos a honra de contar nesses anos todos com os conselhos, com as opiniões de Valdir Pires, Fernando Lira, Pedro Simon, entre outros. E destacamos, é claro, o nosso ícone Ulysses Guimarães, o destemido e corajoso 'Senhor Diretas'.
E são tantos os homens e mulheres honrados que foram essenciais para que o PMDB chegasse onde chegou - não vou citar nomes para não cometer a injustiça de esquecer alguém.
Lembro que em 1965, em Santa Catarina, de um lado ficaram os que aderiram ao poder e suas manobras e de outro os que tinham como estandarte a não-aceitação da quebra da ordem legal do país.
Aqui se formou um grupo com militantes que vinham do antigo Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, aos quais se juntaram líderes expressivos do Partido Social Democrático - PSD.
O MDB tornou-se uma grande frente das oposições em Santa Catarina e no Brasil. E foi conquistando tantos espaços importantes que em 1980 o governo militar abriu o leque para registro de outras siglas, para enfraquecer o MDB, e forçou a mudança de nome, para surgir o PMDB.
Com uma história de heroísmo, amor à democracia e ao povo brasileiro, proporcionado por homens e mulheres, contra a pressão das armas, das perseguições e das ameaças, construiu-se o mais antigo partido político da República do Brasil.
O nosso partido teve participação decisiva em campanhas como a da Anistia, das Diretas-Já, lançando as bases para a reconstrução da tão almejada democracia, que era o clamor dos políticos e do povo.
O compromisso do PMDB sempre foi com a democracia e a nossa certeza sempre foi contar com o voto do povo.
O MDB e o PMDB fizeram e fazem história em Santa Catarina e no Brasil.
O PMDB que tornou o governo presente em todas as regiões de Santa Catarina tem o aval da população catarinense para continuar fazendo mais e melhor. Uma prova disso é que nas eleições de 2008 foi o único partido que ultrapassou a marca de um milhão de votos válidos no estado.
Com a confiança do eleitor catarinense, elegeu 112 prefeitos e 844 vereadores. Está presente em 144 administrações municipais com prefeitos e vice-prefeitos.
A luta permanente do PMDB é para defender os direitos, manter as conquistas e desenvolver ações dignas para o futuro.
Esse é o compromisso de todo o peemedebista!
Termino este pronunciamento, que muito me honra fazê-lo, reforçando o meu compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina, engrandecendo os representantes 'peemedebistas' nas Câmaras de Vereadores, nas prefeituras, nas Assembleias Legislativas e no Senado Federal".
Eu quero encerrar aqui, deputado Moacir Sopelsa, com uma frase por quem fez história, deputado Pedro Uczai, e nessa época o PT também estava conosco. Mas isso é história e às vezes dizem: não vai ficar de hora da saudade. Isso não é hora da saudade, é história e os nossos jovens precisam saber.
Deputado Moacir Sopelsa, sou dura, sou firme e transparente, mas tenho como lema essa frase que o dr. Ulysses Guimarães sempre disse e sempre ouvi, pois trabalhei nove anos com ele.
(Continua lendo.)
"Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração."
Assim é que se faz política.
Muito obrigada!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)