Pronunciamento

Ada De Luca - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/11/2010
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA (Passa a ler.) - "Sr. presidente, caros colegas parlamentares, público que nos assiste pela TVAL e nos ouve pela Rádio Alesc Digital, eu hoje vou fazer um pronunciamento dirigido especialmente à minha terra natal que é Criciúma.
'Sem uma imprensa livre a democracia é inviável'. A frase é do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao elogiar o trabalho da imprensa durante os meses de campanha.
No momento em que a atuação da imprensa e o controle social da mídia voltaram a ser debatidos, é importante manifestarmo-nos por uma imprensa livre para a divulgação de ideias, propostas e opiniões.
Quem viveu os anos obscuros da ditadura sabe o valor de poder expor suas ideias, seus princípios, seus valores, sem sofrer represálias, sem ser preso e torturado.
Aproveitando o momento histórico que vivemos, tendo elegido uma mulher para a Presidência da República, quero apoiar literalmente o que disse a nossa presidente Dilma Rousseff: 'Prefiro o barulho da imprensa ao silêncio das ditaduras'.
Neste sentido, poderia falar de diversos veículos de comunicação que atuam em todo o nosso estado, mas vou falar de um - em especial - que me toca, que é jovem, que é novo, que está fazendo cinco aninhos, mas que já desempenha com eficiência a tarefa de bem informar aos catarinenses.
Quero registrar, senhor presidente, o aniversário de um dos veículos de comunicação mais importantes, mas muito importante, do sul do estado, de Criciúma, que é o jornal A Tribuna de Criciúma, que completa hoje cinco anos de atividades com coberturas regionais de qualidade e credibilidade que merecem nosso respeito e reconhecimento.
A comemoração, juntamente com a comunidade criciumense, será hoje no Teatro Elias Angeloni, a partir das 20h30, com um evento cultural.
Mais do que lembrar o aniversário do jornal, quero destacar que o jovem jornal A Tribuna nasceu em 2005, da união de empresários e profissionais liberais da região sul catarinense, com o objetivo de levantar as bandeiras da sociedade sulista.
Nesses cinco anos o jornal se consolidou, sim, como um veículo de grande abrangência e formador de opinião, sempre aberto aos mais diferentes segmentos sociais e econômicos.
Acordar cedo e ler os principais fatos políticos na coluna do jornalista Adelor Lessa; saber das notícias de toda a região com Hideraldo Luiz Piesch e Marcelo Branco; estar por dentro dos fatos sociais nas colunas de Murilo Carvalho e Ney Lopes; saber do que acontece no esporte e no nosso Criciúma Esporte Clube com Milton Carvalho e Paulo Coutinho; como também fazer parte da rotina dos moradores do sul, principalmente dos criciumenses, ler as colunas do padre Samiro Meurer, Israel de Souza, Bento Soares e de Murialdo Gastaldon, é muito bom.
Quem não acompanhou pelas páginas do jornal A Tribuna os principais fatos que fazem parte da história do sul de Santa Catarina, que se confunde com a história do próprio jornal?
Parabéns ao grupo de empresários que hoje mantém essa 'marca da comunicação' já quase reconhecida em todo o estado, que é o A Tribuna, com os olhos voltados para o bem do povo do sul catarinense. E, claro, parabéns aos excelentes profissionais do jornal - diretoria, colunistas jornalistas, fotógrafos, revisores, enfim, todos os colaboradores -, que são responsáveis, como já falei, por levar todos os dias informação confiável, imparcial e diferenciada a todo o povo do sul.
Como disse o jornalista Alberto Dines: 'A sociedade tem que ser maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo'. É nesse princípio que o jornal A Tribuna tem-se pautado ao longo dos anos e por isso merece o reconhecimento de todos nós.
Parabéns ao jornal A Tribuna pelos cinco anos de atividades e desejo muitos anos, mas muitos e muitos anos de sucesso e informação à sociedade criciumense e à população do sul do estado."
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)